TCE-RO é homenageado pela Polícia Civil com a Medalha “Delegado Mauro dos Santos”
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), conselheiro Edilson de Sousa Silva, recebeu nesta sexta-feira (23) a Medalha “Delegado Mauro dos Santos”, a maior honraria concedida pela Polícia Civil (PC-RO). O ato de entrega da comenda foi realizado na sede da Corte de Contas, em Porto Velho.
A homenagem é destinada a pessoas que, ao longo de suas vidas, desempenharam relevantes serviços em favor da Polícia Civil. A entrega da comenda foi realizada pelo delegado geral da PC-RO, Samir Fouad Abboud, e pela delegada geral adjunta, Alessandra Marcela Paraguassu Gomes.
A comenda “Delegado Mauro dos Santos” foi instituída por meio do Decreto nº 11.580, de 13 de abril de 2005, pelo então governador Ivo Cassol, atendendo a um pedido do delegado e deputado estadual na época, Paulo Moraes. “Já a medalha física foi instituída na gestão do governador Marcos Rocha, uma vez que, antes, as honrarias eram registradas via publicação no diário oficial do estado”, explicou Samir Abboud.
Quanto à homenagem desta sexta-feira, o delegado geral lembrou que se trata do reconhecimento e de um ato de gratidão pela atuação efetiva do Tribunal de Contas, por meio não só do presidente, mas de todos os seus agentes públicos, em favor da causa da Polícia Civil e, consequentemente, da segurança pública do Estado.
“Em função de tudo isso, nós, da Polícia Civil de Rondônia, merecidamente, condecoramos o conselheiro Edilson de Sousa Silva com a Medalha Delegado Mauro dos Santos”, declarou Samir Abboud, ao fazer a entrega da comenda e do respectivo certificado ao presidente do Tribunal de Contas.
O conselheiro presidente, por sua vez, ao agradecer pela homenagem, reafirmou sua confiança no desempenho eficiente e efetivo das forças de segurança do Estado, lembrando a parceria estabelecida há tempos entre esses órgãos e a Corte de Contas em ações desenvolvidas e realizadas em benefício da coletividade.
Particularmente em relação à Polícia Civil, citou sua importância dentro do aparato estatal, principalmente o trabalho constante de combate à criminalidade, em especial aos atos de corrupção que tanto sangram os cofres públicos. “Sinto-me honrado com essa homenagem, que estendo a todos os demais membros e servidores da Corte, uma vez que é fruto do trabalho de todos”, acrescentou Edilson de Sousa.