Pular para o conteúdo
Notícias

TCE, MPC e Rede Lilás participam de ações em Rondônia de enfrentamento à violência contra a mulher

Representantes do Tribunal de Contas (TCE-RO), que integram a Rede Lilás de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Estado de Rondônia, e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) participaram, no mês de agosto, de ações destinadas ao combate à violência contra a mulher.

Agentes públicos do TCE e do MPC que participaram do evento da Rede Lilás, no Espaço Alternativo

A primeira atividade foi uma caminhada organizada pela própria coordenação da Rede Lilás no dia 7 de agosto, no Espaço Alternativo, em Porto Velho. O evento serviu para lembrar os 13 anos da promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e contou com a participação de diversos agentes públicos do Tribunal de Contas e do MPC, entre os quais, a procuradora-geral Yvonete Fontinelle de Mello.

OURO PRETO

Outra importante ação no enfrentamento à violência doméstica foi realizada no município de Ouro Preto do Oeste, nos dias 9 e 10 de agosto: o 1º Encontro Estadual das Patrulhas Maria da Penha, organizado pela Polícia Militar de Rondônia (PM-RO).

Participantes de evento em Ouro Preto do Oeste, que teve a participação de representantes do TCE e da Rede Lilás

Na ocasião, as servidoras Rosane Serra e Rosimar Francelino, coordenadoras da Rede Lilás no âmbito do TCE-RO, participaram do evento, destinado ao debate sobre procedimentos relacionados à ocorrência de crimes de violência contra mulheres.

Foi feita apresentação sobre a Patrulha Maria da Penha, implantada no Estado de Rondônia em abril de 2018 e que conta com uma policial feminina em cada guarnição. Todos os militares que atuam nesse serviço recebem treinamento e aulas com psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais envolvidos nessa rede de apoio dedicada a combater essa modalidade de crime.

Outra ferramenta importante que a Patrulha Maria da Penha oferece é uma linha de telefone celular exclusiva para contatos emergenciais, em caso de reincidência do agressor, para o caso de haver necessidade de uma ação da Polícia Militar.

As participações de modo efetivo nessas atividades demonstram a disposição e o engajamento do TCE/Rede Lilás em não só estimular uma reflexão sobre o tema violência contra a mulher, como também contribuir para essa importante iniciativa no Estado de Rondônia, fortalecendo, ainda mais, essa causa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo