Pular para o conteúdo
ParceirosTCE-RO

TCE-RO participa de atividades do CTE/IRB

Membros e assistentes do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), órgão de educação corporativa e pesquisa dos Tribunais de Contas, foram recebidos pelo presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, nesta quinta-feira (24), em seu gabinete.

Após o encontro, os participantes, sob a coordenação do presidente do Comitê, Cezar Miola (conselheiro do TCE-RS), realizaram reunião no TCE Ceará. Na pauta, oito tópicos que contemplam projetos como “Educação que faz a diferença”, “Integrar” e capacitações aos conselheiros de educação, além da realização da busca ativa de crianças e jovens fora da escola, ação a ser desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef.

A reunião ocorre periodicamente a cada nova deliberação do Comitê, de acordo com Cezar Miola, que ressaltou a adesão das cortes brasileiras aos projetos, e o objetivo das ações educacionais, que é identificar boas práticas nas redes de ensino dos municípios brasileiros. “Estamos verificando que os Tribunais estão dedicando muita atenção e já começando a evidenciar resultados positivos desse trabalho, que não é apenas de controle de legalidade, mas de verificação de resultados da aplicação de recursos na manutenção do ensino de maneira geral”.

O evento conta com a presença de representantes do TCE de Rondônia, que participa tanto do Projeto Integrar, desenvolvido com o suporte técnico da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quanto do Educação que faz a diferença, cuja coordenação, no âmbito da Corte de Contas rondoniense, está a cargo Gabinete do Conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, com suporte da própria Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE).

SOBRAL

Na agenda da reunião do Comitê no Ceará consta uma visita ao município de Sobral, região norte do Estado, nesta quinta e sexta-feira. A iniciativa do TCE Ceará visa apresentar aos integrantes do CTE unidades educacionais que foram destaques nacional e internacional, por alcançar o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 do Brasil, com notas 9,1 (5º ano do ensino fundamental) e 7,2 (para o 9º ano). As notas foram avaliadas entre mais de 5 mil municípios no País, de acordo com o Ministério da Educação, em língua portuguesa e matemática, além do fluxo escolar, superando médias estadual e municipal.

A visita “in loco” será iniciada com uma ida ao Planetário de Sobral e ao Museu do Eclipse. Os dois pontos foram palco, em maio deste ano, de ampla programação em comemoração aos 100 anos do mais famoso eclipse solar da história. Foi em Sobral que o físico Albert Einstein comprovou, em 1919, a Teoria da Relatividade.

Na sexta-feira (25/10), haverá visitas às escolas do município, desde a educação infantil até cursos técnicos. As apresentações serão feitas pelo secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, e pelo prefeito Ivo Gomes.

  • Fonte: TCE-CE.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo