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TCE-RO aborda ações de Comitê de Educação/IRB

Representantes do Tribunal no Comitê Técnico de Educação do IRB repassam informações sobre reunião realizada no Ceará

Em reunião realizada no dia 5 deste mês, membros do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e servidores da área de controle externo puderam conferir ações e projetos desenvolvidos pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), que conta com a participação da Corte de Contas rondoniense.

O repasse das informações foi feito pela equipe de servidores do TCE-RO que trabalha em projetos como o Integrar e o Educação que faz a diferença, cuja coordenação, no âmbito da Corte de Contas rondoniense, está a cargo Gabinete do Conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, com suporte da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE).

Em destaque, a experiência colhida pelos representantes do TCE rondoniense, capitaneados pelo conselheiro Euler, durante reunião técnica do CTE-IRB no Ceará.

Na ocasião, foram abordados oito tópicos que contemplam os projetos Educação que faz a diferença e Integrar e também capacitações aos conselheiros de educação, além da realização da busca ativa de crianças e jovens fora da escola, ação a ser desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Segundo o relato dos participantes da reunião, o objetivo desse trabalho idealizado pelo IRB é conhecer experiências de sucesso em todo Brasil e difundi-las junto a gestores, profissionais da educação e sociedade, sempre com base em evidências, com resultados já comprovados em diferentes avaliações. Esse bom desempenho nem sempre está ligado ao volume de verbas investidas. Embora ainda faltem recursos, por vezes o “segredo” está na melhoria da gestão e da governança.

SOBRAL

Ainda como atividade do CTE-IRB, houve visitação ao município de Sobral, no interior do Estado do Ceará, para conhecer unidades educacionais que foram destaques nacional e internacional, por alcançar o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 do Brasil, com notas 9,1 (5º ano do ensino fundamental) e 7,2 (para o 9º ano).

As notas foram avaliadas entre mais de 5 mil municípios no País, de acordo com o Ministério da Educação, em língua portuguesa e matemática, superando médias estadual e municipal.

Em reunião realizada no dia 5 deste mês, membros do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e servidores da área de controle externo puderam conferir ações e projetos desenvolvidos pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), que conta com a participação da Corte de Contas rondoniense.

O repasse das informações foi feito pela equipe de servidores do TCE-RO que trabalha em projetos como o Integrar e o Educação que faz a diferença, cuja coordenação, no âmbito da Corte de Contas rondoniense, está a cargo Gabinete do Conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, com suporte da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE).

Em destaque, a experiência colhida pelos representantes do TCE rondoniense, capitaneados pelo conselheiro Euler, durante reunião técnica do CTE-IRB no Ceará.

Na ocasião, foram abordados oito tópicos que contemplam os projetos Educação que faz a diferença e Integrar e também capacitações aos conselheiros de educação, além da realização da busca ativa de crianças e jovens fora da escola, ação a ser desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Segundo o relato dos participantes da reunião, o objetivo desse trabalho idealizado pelo IRB é conhecer experiências de sucesso em todo Brasil e difundi-las junto a gestores, profissionais da educação e sociedade, sempre com base em evidências, com resultados já comprovados em diferentes avaliações. Esse bom desempenho nem sempre está ligado ao volume de verbas investidas. Embora ainda faltem recursos, por vezes o “segredo” está na melhoria da gestão e da governança.

SOBRAL

Ainda como atividade do CTE-IRB, houve visitação ao município de Sobral, no interior do Estado do Ceará, para conhecer unidades educacionais que foram destaques nacional e internacional, por alcançar o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 do Brasil, com notas 9,1 (5º ano do ensino fundamental) e 7,2 (para o 9º ano).

As notas foram avaliadas entre mais de 5 mil municípios no País, de acordo com o Ministério da Educação, em língua portuguesa e matemática, superando médias estadual e municipal.

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