EventosInstitucionalParceirosTCE-RO

TCE-RO é homenageado durante Congresso dos TCs

Conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva recebeu homenagens da Atricon e da Asul, entidades que integram o sistema de controle externo do Brasil e da América do Sul, respectivamente

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por seu presidente, conselheiro Edilson de Sousa Silva, recebeu nesta quarta-feira (13), durante a programação do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) homenagens prestadas por importantes entidades do sistema de controle externo brasileiro e sul-americano.

Uma das honrarias foi concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pela Fundação Vanzolini (USP-SP), devido ao trabalho efetivado por ocasião da aplicação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).

O conselheiro Edilson de Sousa em seu agradecimento pelas honrarias recebidas

Entregue pelo presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB), a placa registra bela homenagem, com os dizeres: “O MMD-TC é uma semente que germina em condições favoráveis, fincada no solo fértil do envolvimento coletivo, podada na eliminação de desarmonias, regada pelo ideal da cidadania, adubada no incondicional propósito do aperfeiçoamento. A colheita pertence ao Sistema de Tribunais de Contas do Brasil, mas a Atricon, pelo seu abnegado envolvimento entrega este fruto de reconhecimento”.

O MMD-TC integra o Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC) e constitui-se em instrumento de melhoria do controle externo no Brasil. Este ano, a ferramenta foi aplicada em todos os Tribunais de Contas brasileiros.

O conselheiro Edilson de Sousa foi o coordenador técnico da Comissão de Coordenação Geral do Marco de Medição, que contou com a participação de membros e técnicos de TCs de todo o país. A comissão atuou em todas as etapas do MMD-TC, desde a fase inicial, incluindo treinamentos e visitas técnicas, até a divulgação dos resultados.

A Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asul) entregou medalha ao presidente do TCE rondoniense

Já a Fundação Vanzolini atuou como entidade certificadora do MMD-TC. Foram apreciados pela Fundação, entre outros quesitos, o arquivamento dos documentos do MMD-TC; a manutenção do site do QATC pela Atricon; a condução de todo o processo pela Comissão de Coordenação Geral; e o tratamento dos dados apresentados de forma consolidada em painel constante na programação do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.

ASUL

Outra homenagem prestada ao TCE rondoniense foi feita pela Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asul). Na oportunidade, o conselheiro Marco Peixoto (TCE-RS), presidente da Asul, entregou ao conselheiro Edilson de Sousa uma bela comenda, em forma de medalha, em razão dos bons serviços prestados ao controle externo do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo