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Webinário debate exclusão escolar no contexto da pandemia

Evento hoje, das 16h às 17h30, é uma realização do IRB, por meio do Comitê Técnico da Educação, em parceria com Unicef, Conselho Nacional do Ministério Público e Atricon

“Como podemos enfrentar a exclusão escolar no contexto da pandemia?” é o tema do webnário promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

O debate virtual ocorrerá nesta segunda-feira (25), das 16h às 17h30. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas neste link.

Mediadas pelo chefe da área de educação do Unicef Brasil, Ítalo Dutra, as discussões terão a participação do presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, e de representantes do CNMP, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica, 1,5 milhão de jovens e crianças estavam fora da escola em 2017 e a taxa de abandono no 1º ano do Ensino Médio alcançou 7,8% dos estudantes naquele ano.

A tendência, destaca o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, é de que esses problemas sejam ampliados, em razão da possível perda do vínculo de muitos alunos com as escolas, provocada pelas medidas de isolamento necessárias para o combate à pandemia da Covid-19.

Durante o evento virtual serão apresentados ainda detalhes de um acordo que prevê treinamentos a agentes públicos e gestores educacionais para incentivar a busca ativa dos estudantes que já não frequentavam ou deixarem de retornar à escola após o período de isolamento.

Uma das ferramentas a ser utilizada nessa ação é a plataforma Busca Ativa Escolar. Desenvolvida pelo Unicef e entidades parcerias, ela possibilita a identificação, o registro, o controle e o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão e abandono.

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