TCE abre Jornada de Qualidade de Vida no Trabalho
Servidores do Tribunal participaram na quarta-feira do 1º encontro online da Jornada de Qualidade de Vida no Trabalho. Haverá mais três palestras
Foi aberta na última quarta-feira (26/8) a Jornada de Qualidade de Vida do TCE-RO, iniciativa voltada à qualidade de vida dos agentes públicos do Tribunal, especialmente sua saúde mental e emocional neste período de pandemia.
Composta por quatro encontros, a Jornada abordou, em seu primeiro evento, a temática “Qualidade de vida no trabalho durante e após a pandemia”, ministrada pela psicóloga do trabalho, professora doutora Ana Cristina Limongi-França.
Realizado de modo remoto em face das medidas deflagradas pelo TCE-RO como prevenção ao contágio e disseminação do novo coronavírus (Covid-19), o evento teve, na abertura, com a participação do secretário de gestão de pessoas, Elton Parente, que, em sua saudação aos presentes, explicou a proposta da Jornada como medida TCE para reduzir os impactos da pandemia junto aos servidores.
“Serão quatro encontros, sempre às quartas-feiras, em que serão apresentados conteúdos importantes para nossa reflexão, principalmente neste período pelo qual passamos, em que as emoções alcançam intensidades maiores do que o habitual”, disse o secretário de gestão de pessoas, antes de fazer a apresentação da palestrante.
DESAFIOS DA PANDEMIA
Fundadora da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), a professora Ana Cristina, em uma exposição leve, descontraída e de fácil entendimento, explorou aspectos da pandemia que têm impactado na vida do trabalhador, entre os quais, o uso de novidades tecnológicas, o teletrabalho e o isolamento social.
Buscou ainda estimular a reflexão sobre como conciliar a vida pessoal e profissional e equilibrar o trabalho no ambiente familiar, assim como despertar para a importância do bem-estar para a saúde do servidor neste momento e o papel do Tribunal no apoio a tudo isso.
“É preciso entender que estamos em um ambiente do terceiro milênio, marcado pelo uso da tecnologia. Porém, esse ambiente ganhou um contorno a mais, porque temos de fazer todas as nossas tarefas em uma situação de isolamento social, como se fôssemos um astronauta”, comparou a pesquisadora.
Além de expor diversos conceitos sobre a temática, a palestrante também alertou para a importância de se ter ou adotar boas práticas em nossa vida, como realizar exercícios físicos, praticar meditação e outras atividades que auxiliem o corpo no combate a males e doenças, como depressão, esgotamento, fadiga.
Ao longo e ao final da exposição, os servidores também puderam fazer questionamentos e expor suas opiniões a respeito do tema, permitindo maior assimilação do conteúdo proposto.