CapacitaçõesDestaqueEventosTCE-RO

Cultura do ‘feedback’ é tema de palestra aos servidores do TCE-RO

Realizada de modo online, palestra integrou a Jornada de Qualidade de Vida do TCE-RO e destacou mudança cultural a partir do “feedback” às pessoas

Dando continuidade à Jornada de Qualidade de Vida do TCE-RO, ação que foca na qualidade de vida dos agentes públicos do Tribunal de Contas, especialmente sua saúde mental e emocional neste período de pandemia, foi realizada na última quarta-feira (2/9), palestra intitulada “Feedback” como ferramenta de suporte às pessoas e aos resultados.

Ministrada pelo secretário de gestão de pessoas, o auditor de controle externo Elton Parente, que é doutor em administração na área de gestão de pessoas, a atividade – realizada de modo remoto, em razão das medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus (Covid-19) – contou, em sua abertura, com a participação do presidente do TCE-RO, conselheiro Paulo Curi Neto.

Ao fazer um balanço sobre as ações que têm sido efetivadas pelo Tribunal em face da pandemia, com bons resultados obtidos, o conselheiro presidente destacou a importância de iniciativas como a Jornada Qualidade de Vida no Trabalho e, dentro desta, a temática da palestra, ou seja, a cultura do “feedback”.

“Para termos sustentabilidade nos resultados que estamos colhendo, é necessário mais do que apenas reformular nossos processos de trabalho. Para avançarmos e termos uma avaliação de desempenho efetiva, é extremamente importante que desenvolvamos a cultura do ‘feedbak’. É fundamental que o líder detenha a técnica para fazer o contraponto, as articulações necessárias junto aos liderados, indicar alternativas para superar lacunas”, acentuou.

Para o presidente do TCE-RO, trata-se não somente de uma mudança cultural, mas mental e até mesmo tecnológica, dada as novidades nessa área, como o sistema implementado (Jira) voltado à avaliação individual, setorial e do TCE como um todo. “Tenho convicção que, em um futuro próximo, vamos comemorar uma gestão de pessoas que será referência em Rondônia e no Brasil, podendo assim, induzir melhorias na administração pública”, complementou.

MUDANÇA

Além de conceitos e informações sobre a temática, o palestrante buscou, de forma bastante interativa com manifestações e reflexões dos participantes da apresentação, detalhar pontos da cultura do “feedback”, uma ferramenta que, segundo ele, prioriza o diálogo entre líder e liderados.

Essa abertura a críticas, elogios, sugestões e opiniões cria, ainda de acordo com Elton Parente, um ambiente saudável, que favorece a evolução profissional, o espírito colaborativo entre as equipes e o respeito entre todos da organização.

Nesse ponto, falou da necessidade de uma mudança da cultura mais centrada na eficiência, em olhar apenas para dentro e otimizar processos, para uma cultura voltada a resultados e impactos na sociedade. “É uma cultura de aprimoramento da nossa atuação. E passa por enxergar nossa contribuição dentro do setor; deste para com o TCE e, por fim, do Tribunal para a sociedade. Precisamos fortalecer isso”, completou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo