AtosControleDestaqueTCE-RO

TCE-RO oficializa adoção das normas de auditoria do IRB (NBASP) em suas fiscalizações

As Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) são emitidas pelo Instituto Rui Barbosa e constituem importante instrumento para promover uma auditoria independente e eficaz e apoiar os Tribunais de Contas brasileiros

O Tribunal de Contas de Rondônia aprovou, durante sessão do Conselho Superior de Administração (CSA), a Resolução n. 326/2020/TCE-RO, que dispõe sobre a adoção, pela Corte de Contas rondoniense, das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), expedidas pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

Com isso, foi revogada a Resolução nº 78/2011/TCERO, que havia instituído o Manual de Normas de Auditoria Governamental (NAGs), como o padrão a ser seguido nos trabalhos de auditoria, inspeção, levantamento, acompanhamento e monitoramento empreendidos pelo órgão de controle externo rondoniense.

O processo que resultou na aprovação da nova regra foi relatado na sessão telepresencial do CSA no último dia 19/10. O voto favorável à medida foi acompanhado por todos os demais membros do Colegiado. A íntegra da Resolução n. 326/2020/TCE-RO (acesse aqui) encontra-se disponível para consulta no campo “legislação” na intranet e no portal do Tribunal na internet.

BENEFÍCIO DA SOCIEDADE

As NBASP são emitidas pelo IRB, órgão de estudos, pesquisas e aprimoramento dos Tribunais de Contas, e constituem importante instrumento para promover uma auditoria independente e eficaz e apoiar os Tribunais de Contas brasileiros no desempenho de suas atribuições constitucionais e legais, em benefício da sociedade.

Elas adotam como base as normas profissionais da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), utilizadas em escala global.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo