DestaqueInstitucionalProfazTCE-RO

Potencialidades de Rondônia e desenvolvimento sustentável são abordados no webinário sobre o Plano Estratégico do TCE

Debates sobre o eixo Desenvolvimento Econômico Regional contaram com a participação do conselheiro Benedito Alves, coordenador-geral do Profaz, e dos auditores de Controle Externo, Igor Tadeu (Escritório de Projetos) e Régis Ximenes

As potencialidades econômicas de Rondônia e a atuação do controle externo visando selecionar ações com foco no desenvolvimento econômico-sustentável foram alguns dos assuntos em pauta na quarta e última etapa do webinário de apresentação do Plano Estratégico do Tribunal de Contas (TCE-RO), realizada na última terça-feira (30/3).

O webinário promovido pela Seplan/TCE-RO teve sua última etapa com foco no Desenvolvimento Econômico Regional

Participaram do evento, o conselheiro vice-presidente do TCE-RO, Benedito Antônio Alves, que é coordenador-geral do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico Sustentável dos Municípios (Profaz).

Também o coordenador do Escritório de Projetos (Esproj) do Tribunal, Igor Tadeu, e o auditor de Controle Externo, Francisco Régis Ximenes.

O webinário teve transmissão ao vivo pelo canal do TCE-RO no YouTube, podendo, desse modo, ser acessado por aqueles que não puderam assistir na última terça-feira. O link é este:

Clique no link acima para assistir ao evento na íntegra.

APRESENTAÇÃO

O coordenador do Escritório de Projetos do TCE-RO, Igor Tadeu, fez um sobrevoo sobre o eixo Desenvolvimento Econômico do Plano Estratégico

Os trabalhos foram abertos pelo coordenador do Esproj, Igor Tadeu, com um sobrevoo sobre o eixo Desenvolvimento Econômico Regional, contemplado, ao lado dos eixos Educação e Integridade, no Plano Estratégico do TCE-RO para o próximo ciclo, demonstrando que essas vertentes se convergem para a consolidação da visão de futuro do Tribunal.

“Esses três eixos lançam um olhar para 2030, com o Estado de Rondônia com uma força de trabalho mais qualificada, mais pessoas inseridas no mercado de trabalho, setor público mais eficiente e confiável e, por fim, melhoria do padrão de renda das famílias rondonienses”, explicou.

Já o conselheiro Benedito Alves, coordenador-geral do Profaz, dentro de sua apresentação, destacou o processo de concepção do Plano Estratégico, fundamentado em uma a tríade: “A disrrupção, rompendo paradigmas do próprio controle, e a proatividade do Tribunal levam a um despertamento para que o gestor trabalhe em governança, buscando os meios necessários, dentro dos recursos que tem, para que efetivamente possa trabalhar para o bem comum”.

A biodiversidade amazônica foi enfocada durante o webinário

Coordenador do Profaz, ação de governança multinível que, nos contempla o empreendedorismo e a desburocratização, entre outros eixos voltados ao desenvolvimento regional, o conselheiro Benedito destacou potencialidades da Amazônia Legal e, particularmente, do Estado de Rondônia.

Na apresentação, enfocou não só aspectos históricos, geográficos, culturais e ambientais, objeto, inclusive, de trabalho científico de sua lavra com uma riqueza de números e informações sobre Rondônia e a Amazônia, especialmente quanto à sua biodiversidade, hidrografia, exploração mineral, turística, logística, energética e de agronegócios, tudo isso podendo ser revertido em desenvolvimento econômico.

O auditor de Controle Externo do TCE-RO, Régis Ximenes, em sua apresentação sobre a atuação do controle no estímulo ao desenvolvimento regional

Por fim, o auditor de Controle Externo Régis Ximenes, lembrou que o TCE-RO, ao eleger o desenvolvimento econômico como eixo temático estratégico, acaba gerando um fio condutor que possibilita selecionar possíveis ações de controle, revertendo assim em diversas abordagens dentro desse universo.

“A questão da educação e da integridade, assim como o desenvolvimento regional eixos estratégicos desafiadores”, afirmou Régis, salientando a necessidade de tratar tais temáticas sob o aspecto do controle, de forma a irradiar melhoria nessas atividades, principalmente no desenvolvimento econômico-sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo