EventosParceirosTCE-RO

Em evento voltado a educadores, TCE-RO cita busca ativa e colaboração Estado/Municípios como essenciais para combater evasão escolar

Realizado nesta quinta-feira (15/4), pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-RO), o evento online contou com a presença de gestores públicos, educadores, técnicos da área, além de membros e servidores do Ministério Público Estadual (MPE-RO) e do TCE-RO

A importância do regime de colaboração estabelecido entre o Estado e os municípios para o enfrentamento à evasão e ao abandono escolar e, ainda, a utilização da plataforma Busca Ativa Escolar foram destacadas pelo presidente Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Paulo Curi Neto, durante sua participação no 1° Encontro de fortalecimento do regime de colaboração entre as redes estadual e municipais rondonienses para a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar.

Realizado na manhã desta quinta-feira (15/4), pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-RO), o evento online teve transmissão ao vivo pelo YouTube e contou com a presença de gestores públicos, educadores, técnicos da área, além de membros e servidores do Ministério Público Estadual (MPE-RO) e do TCE-RO.

https://www.youtube.com/watch?v=6ltjbDLuwTk&t=2662s
Clique no link acima para assistir ao encontro na íntegra

Os trabalhos foram abertos pelo titular da Seduc, professor Suamy Vivecananda Abreu, que, entre outros pontos, falou da importância de que os municípios, órgãos de controle e fiscalização, a sociedade organizada e o Estado estejam engajados no enfrentamento à evasão escolar, mesmo atravessando um período difícil, como o atual.

O secretário Suamy Vivecananda (Seduc-RO) abriu os trabalhos do encontro online realizado nesta quinta-feira

“Temos de buscar cada aluno, e termos a consciência que são nossos alunos. É um sentimento de pertencimento, que precisa ser compartilhado entre todos, para que essas crianças e adolescentes estejam próximas de nós, em um processo de transformação, porque acredito que a educação é transformadora e vai nos trazer o processo de crescimento que tanto precisamos”, disse.

ATUAÇÃO DO TCE-RO E DO MP-RO

Já o conselheiro Paulo Curi, ao destacar a importância do evento para a conscientização quanto à necessidade de ações de combate ao abandono escolar, falou que, segundo estimativas, 5 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola.

O presidente do TCE-RO, Paulo Curi Neto, ressaltou a importância do fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e Municípios para o combate ao abandono escolar

“Considero este evento uma celebração ao regime de colaboração entre Estados e municípios, principalmente a sensibilidade em apoiar as administrações municipais”, disse o presidente, ressaltando ainda o empenho da Seduc no engajamento e adesão à Busca Ativa Escolar (BAE), plataforma disponibilizada gratuitamente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tendo uma Coordenadoria Estadual específica para a busca ativa.

Ainda em relação à BAE, mencionou a readesão em massa dos municípios rondonienses à plataforma do Unicef, destacando ainda a atuação do TCE e do Ministério Público Estadual (MP-RO) nesse processo. “Agora é importante esse trabalho conjugado para que, além da readesão, possamos avançar e executar a estratégia do Unicef”, acentuou.

Quanto ao papel do TCE e do MP em relação à Busca Ativa, o que incluiu a assinatura de termo de cooperação e um plano de trabalho conjunto (saiba mais aqui), o presidente Paulo Curi citou a forma inovadora de atuação dos órgãos de controle.

“Temos o Tribunal de Contas e o Ministério Público comprometidos em não apenas fiscalizar, mas apoiar os municípios, sentando na mesa com o gestor e auxiliando com soluções, boas práticas. Isso tudo me anima a imaginar que teremos bons resultados na Busca Ativa e, quem sabe, Rondônia não se torne referência na área educacional”, completou.

O 1° Encontro de fortalecimento do regime de colaboração entre as redes estaduais e municipais rondonienses para a implementação de estratégias das Buscas Ativas Escolares teve continuidade ao longo da manhã desta quinta-feira com apresentações, incluindo experiências de sucesso na estratégia Busca Ativa Escolar.

Houve ainda debates e esclarecimentos, visando contribuir com os municípios na construção das etapas seguintes à readesão formal da Busca Ativa Escolar, consistindo na iniciativa da criação do Comitê Municipal Gestor e na elaboração do Plano de Ação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo