CapacitaçõesDestaqueInstitucionalTCE-RO

Jurisdicionados do TCE-RO já podem se inscrever no curso Gestão de Estoque, ofertado pela ESCon

A capacitação – que se estenderá até o dia 30 de julho, sempre no período da tarde (14 às 18 horas), totalizando 20 horas-aula – será realizada na modalidade remota, por meio do Microsoft Teams

Dentro do Programa de Formação aos Jurisdicionados do TCE-RO, com base no Mapeamento de Irregularidades (Sistema SPJe), a Escola Superior de Contas (ESCon) realiza, a partir da próxima segunda-feira (26/7), o curso Gestão de Estoque.

A capacitação – que se estenderá até o dia 30 de julho, sempre no período da tarde (14 às 18 horas), totalizando 20 horas-aula – será realizada na modalidade remota, por meio do Microsoft Teams.

As inscrições só podem ser feitas, exclusivamente, pelo portal da Escola Superior de Contas, neste endereço: https://sophos.tcero.tc.br/. As vagas para o curso, que é aberto à participação dos jurisdicionados, são limitadas.

De acordo com a Escola Superior de Contas, o principal objetivo é desenvolver atividades de planejamento e controle de estoques e conhecer os conceitos teóricos e os aspectos práticos relacionados aos procedimentos básicos em gestão do estoque, metodologias de custeio de estoque, planejamento de compras, processamento de pedidos, armazenagem.

EMENTA

Alguns tópicos da ementa que serão explorados no curso são: a importância dos estoques, curva de estoque e estoque médio, tempo de reposição, estoque de segurança e cobertura, classificação curva ABC, criticidade, definição de objetivos de controle e identificação de riscos, obrigações regulamentares TCE-RO, jurisprudência selecionada, Terminologia de custos, PEPS (FIFO), UEPS (LIFO) e custo médio.

Também serão abordados: método de custeio por absorção, método de custeio variável, método de custeio por atividades (ABC), planejamento de reposição, estoque mínimo de materiais de consumo, estoque médio de materiais de consumo, giro de estoque, lote econômico de compra (LEC), planejamento de reposição, estoque mínimo de materiais de consumo, estoque médio de materiais de consumo, giro de estoque, lote econômico de compra (LEC), elaboração do orçamento anual da atividade de estoque e armazenagem.

Princípios e processos básicos de armazenagem, técnicas de 4 armazenagem, equipamentos de armazenagem, segurança e qualidade, descarga, conferência e recebimento também integram a ementa, assim como: separação, marcação, segregação e endereçamento, separação e expedição, registros e controle, tipos de armazéns, cadastros de materiais, critérios de classificação e organização, padrões de descrição de materiais e identificação de materiais, tecnologias para automação do armazém, layout e arranjos físicos, medição da confiabilidade da informação de saldo, controle da movimentação, planejamento de inventários físicos (contagem geral), procedimentos de inventário, contagem cíclica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo