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Censo Escolar 2021: alerta para o término do prazo de envio dos dados

O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) alerta que encerra-se na próxima segunda-feira (23/8) o prazo para encaminhamento das informações da primeira etapa do Censo Escolar

O período para que os representantes das escolas e das secretarias estaduais e municipais de educação declarem as informações da primeira etapa do Censo Escolar 2021 termina na próxima segunda-feira (dia 23 de agosto).

O presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Cezar Miola, destaca que a pesquisa é considerada o principal levantamento sobre a educação básica no Brasil.

“Os dados servem de base para o repasse de recursos do Fundeb, pelo FNDE, por exemplo. Ainda, são amplamente utilizados para balizar decisões de políticas públicas na área da educação, bem como para o acompanhamento de sua efetividade”.

As informações do Censo Escolar são usadas pelos órgãos de controle externo como base para a realização de auditorias, repercutindo em emissão de recomendações ou determinações ao Gestor para que adote medidas corretivas.

Além da fiscalização, os dados servem de subsídios para a elaboração de estudos e pesquisas, muitos deles realizados pelo Instituto Rui Barbosa, por meio do CTE-IRB.

O presidente do Comitê Técnico da Educação alerta para o cuidado no preenchimento dos dados pelas redes de educação. “A base do Censo Escolar possibilita a análise da situação educacional brasileira, monitorando o seu desenvolvimento e identificando os problemas ainda existentes. Daí a importância de tratarmos da informação com a máxima responsabilidade, permitindo que as evidências sejam apresentadas com fidedignidade e acompanhadas de perto pelos gestores públicos, controle externo e sociedade”.

Após o período de coleta, que encerra na segunda-feira (23/8), haverá ainda uma etapa para a confirmação ou retificação das informações declaradas, as quais devem ser revisadas pelos gestores das escolas e das redes de ensino. “Reforça-se, portanto, o papel das redes de ensino de treinarem seus técnicos e dirigentes que alimentam as bases da pesquisa”, orienta o presidente do CTE-IRB.

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