CapacitaçõesDestaqueTCE-RO

Encontro Formativo realizado pelo TCE-RO aborda monitoramento de indicadores de alfabetização do Programa Alfabetiza PVH

A Formação visa retomar em detalhes o fluxo de acompanhamento da implementação do Programa Alfabetiza Porto Velho; o conjunto de indicadores a serem monitorados pelos professores, supervisores e toda a rede; além do sistema pelo qual as informações serão coletadas e analisadas

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou nessa segunda-feira (20/9) o Encontro Formativo com supervisores, sobre o monitoramento de indicadores do Programa Alfabetiza Porto Velho. O encontro foi dividido em duas turmas: a primeira das 9 às 12 horas, e a segunda das 14 às 17 horas.

A secretária Gláucia Negreiros abriu o evento dessa segunda-feira

A abertura do encontro foi feita pela secretária de Educação de Porto Velho, Gláucia Negreiros. A Formação tem como objetivo retomar em detalhes o fluxo de acompanhamento da implementação do Programa Alfabetiza Porto Velho; o conjunto de indicadores a serem monitorados pelos professores, supervisores e toda a rede; além de conhecerem o sistema pelo qual as informações serão coletadas e analisadas.

Durante o Encontro Formativo, a especialista em Alfabetização, professora Suely Amaral, realizou uma discussão sobre os aspectos pedagógicos

A especialista em Alfabetização, professora Suely Amaral, realizou uma discussão sobre os aspectos pedagógicos que compõem cada indicador a ser monitorado, e o técnico do Tribunal de Contas, Vinícius de Moraes, apresentou em detalhes o sistema de coleta de cada eixo da alfabetização: leitura, escrita, produção de texto e oralidade.

Vinicius de Moraes em sua apresentação no Encontro Formativo realizado de modo on-line pelo TCE-RO

Já a coordenadora do Programa Alfabetiza Porto Velho, Fernanda Souza, discorreu sobre o fluxo do Acompanhamento de Gestão que será implementado no Programa Alfabetiza Porto Velho, reforçando as metas com os supervisores, bem como a contextualização das ações de gestão e formativas realizadas até o momento.

Além da orientação, esse encontro formativo também teve o intuito de engajar os supervisores para iniciar o acompanhamento do Programa Alfabetiza com foco nos indicadores estabelecidos. Na próxima fase, o supervisor trabalhará a ficha de monitoramento com os professores nas escolas e iniciará a coleta das informações que serão obtidas em outubro, considerando o retorno às aulas presenciais pelos estudantes.

O encontro foi gravado e transmitido pela Escola Superior de Contas (ESCon) através do link  https://www.youtube.com/watch?v=1Y_Xl7dhBVw e pelo DIFOR/DPE/SEMED através do link https://www.youtube.com/watch?v=LMMIX6WKVe4,  ambos no canal do YouTube – disponíveis nos links abaixo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo