Destaquegaepe-roTCE-RO

Presidente do TCE aborda ações efetivadas para melhoria da educação em Rondônia

Em manifestação durante audiência pública na Assembleia para debater o Plano Estadual de Educação, presidente do TCE-RO destacou também a criação exitosa do Gaepe-Rondônia

Ações do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) visando ao cumprimento, pela gestão pública, dos desafios e oportunidades relativos às políticas educacionais, com ênfase à alfabetização na idade certa, foram abordadas pelo conselheiro presidente Paulo Curi Neto durante a audiência pública na última quinta-feira (4/11), para avaliação e acompanhamento do Plano Estadual de Educação.

De acordo com o conselheiro Paulo Curi, o TCE optou por priorizar a educação pública em suas ações, objetivo definido em planejamento estratégico e calcado na educação infantil e na alfabetização na idade certa. “Reunimos os diferentes atores nessas discussões e seguimos com esse objetivo”, disse.

Clique no link acima para assistir à manifestação do conselheiro Paulo Curi Neto na audiência pública.

Lembrou ainda que antes o Tribunal agia para verificar a conformidade dos processos, de acordo com a legislação vigente. “Hoje, verificamos o melhor diagnóstico e as boas práticas, mas agora estamos cooperando com a gestão, no tocante à alfabetização. Começamos por Porto Velho, já atingimos oito municípios e queremos atingir 100% do Estado”.

Citou ainda a experiência exitosa de criação do Gaepe-RO, organismo sediado no Tribunal e que congrega órgãos de controle e do sistema de justiça, além de gestores da área educacional, constituindo-se em uma articulação em que todos os representantes das instituições sentam-se na mesa, de forma cooperada e dialógica, em busca de soluções para superar os obstáculos estruturais da educação.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo