DestaqueParceirosTCE-RO

Diretoria da Atricon elege conselheiros Miola (TCE-RS) e Edilson (TCE-RO) como presidente e vice para o biênio 2022/2023

É a primeira vez na história que um conselheiro de Tribunal de Contas da Região Norte do País ocupará a Vice-Presidência da entidade que congrega os TCs brasileiros

Em uma chapa de consenso, foram eleitos nesta sexta-feira (12/11), por unanimidade, os conselheiros Cezar Miola (TCE-RS) e Edilson de Sousa Silva (TCE-RO) para ocuparem a Presidência e a Vice-Presidência, respectivamente, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), no biênio 2022/2023.

A eleição foi realizada de modo presencial em João Pessoa (PB), onde ocorre o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC). É a primeira vez na história que um conselheiro de Tribunal de Contas da Região Norte do País ocupará a Vice-Presidência da entidade que congrega os TCs brasileiros.

Foi constituída uma comissão encarregada pela efetivação do pleito eleitoral desta sexta-feira e composta pelos conselheiros Fernando Catão e André Carlo (ambos do TCE da Paraíba) e Estilac Xavier (TCE do Rio Grande do Sul.

Momento da eleição da nova diretoria da Atricon para o biênio 2022/2023

APERFEIÇOAMENTO

Antes da eleição, o atual presidente da Atricon, conselheiro Fábio Túlio Nogueira (TCE-PB), enumerou as qualidades tanto do conselheiro Miola quanto do conselheiro Edilson, reputando-os como “excepcionais combatentes na luta pelo aperfeiçoamento do Sistema Tribunais de Contas”.

Para Fábio Nogueira, a Atricon tem a sorte de reunir membros totalmente comprometidos com a solução dos problemas que o Brasil enfrenta. “Os Tribunais de Contas possuem um dos mais relevantes papeis constitucionais. O Controle Externo tem a capacidade de zelar pelos interesses da cidadania. O cumprimento dessa missão só é possível porque temos quadros absolutamente envolvidos com esse compromisso”, assinalou.

PERFIL

Com a eleição à Vice-Presidência da Atricon, o conselheiro Edilson de Sousa Silva dá continuidade a sua atuação em favor do aprimoramento do Controle Externo Brasileiro, não só no TCE-RO – no qual ocupou, entre outros cargos, o de presidente, nos biênios 2016/2017 e 2018/2019 –, como também em entidades nacionais, como a própria Atricon e o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), presidido por ele no ano de 2019.

Pelo CNPTC, a gestão do conselheiro Edilson foi marcada por ações inovadoras de estruturação e institucionalização do Conselho; inauguração de canais de comunicação e interação com a sociedade; e visibilidade perante os líderes máximos dos Poderes e órgãos da República, ao tratar de assuntos afetos aos Tribunais de Contas com os presidentes da República, Michel Temer e Jair Bolsonaro; os presidentes da Câmara e do Senado à época, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre; o presidente do STF e do CNJ, ministro Dias Toffoli; o procurador-geral da República, Augusto Aras, dentre outras autoridades.

Na Atricon, além de integrar comissões e projetos importantes ao Controle Externo Nacional, como o Marco de Medição de Desempenho de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (MMD/QATC), o conselheiro Edilson atualmente faz parte do Grupo de Trabalho (GT) para o desenvolvimento do Plano de Gestão, criado para promover o engajamento dos Tribunais de Contas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As metas fazem parte da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, para a erradicação da pobreza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo