Durante o encontro, foi informado que o Tribunal de Contas estabeleceu uma governança conversando com todas as partes interessadas e realizada a avaliação diagnóstica
Foi realizada pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) ao longo desta semana no município de Ariquemes uma série de ações integradas que visam contribuir, ainda este ano, com a formação específica em alfabetização, por meio de ações efetivas. Na quarta-feira (24/11) foi realizado o encontro com coordenadores e supervisores e, na quinta-feira (25/11), o encontro de formação com 118 professores, divididos em dois turnos. Trata-se de um trabalho coletivo de apropriação de conhecimento.
Essa formação está atendendo os sete municípios que formam o Bloco I: Alto Paraíso, Ariquemes, Cacaulândia, Cujubim, Itapuã do Oeste, Monte Negro e Rio Crespo. Ministrada pelas especialistas Rita Paulon e Suely Amaral, a atividade busca contribuir para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas específicas de alfabetização junto aos professores dos primeiros anos do ensino fundamental com foco nas metas previstas no programa.
COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
O encontro com os supervisores escolares reforçou a importância de que todos os profissionais da educação saiam dessa formação comprometidos com as metas estabelecidas para 2022, que são 85% de alunos alfabetizados no 1º ano e 100% de alunos alfabetizados no 2º e no 3º ano – leitor fluente.
Foram apresentados pelas especialistas os resultados da avaliação diagnóstica, o fluxo do acompanhamento dos processos, análise pedagógica, apresentação dos materiais didáticos a serem utilizados e dinâmicas com grupos sobre a construção de um roteiro para alcançar melhores resultados na alfabetização, bem como o compartilhamento de experiências.
Durante as dinâmicas foram trabalhados a questão da interação (professor/aluno), gestão do tempo, espaço, do ensino e aprendizagem; as experiências do planejamento semanal coletivo e seus desafios e o acompanhamento dos indicadores.
PROFESSORES
A formação com os professores foi dividida em duas turmas: pela manhã participaram os professores de Itapuã do Oeste, Cujubim e Cacaulândia; e à tarde os professores dos municípios de Alto Paraíso, Monte Negro e Rio Crespo.
A especialista Suely Amaral esclareceu que os primeiros passos para que a criança consiga ser alfabetizada são a decodificação e o alcance da fluência leitora. Para isso, apresentou diversos exemplos para os professores trabalharem com os estudantes.
A especialista separou os professores por grupos, nos quais foram trabalhados a consciência fonêmica, a relação grafonêmica e o reconhecimento com base no texto da memória. De acordo com a especialista, essa atividade é a base para a alfabetização das crianças na fase inicial da alfabetização.
ENCERRAMENTO
O técnico da Secretaria de Planejamento (Seplan) do TCE-RO, Vinícius de Moraes, esclareceu que o Tribunal estabeleceu uma governança conversando com todas as partes interessadas e foi realizada a avaliação diagnóstica. “Essa parceria é realizada com corresponsabilização, na qual o TCE-RO está suprindo os gestores, educadores e professores com os insumos necessários para apresentação dos resultados e devolutivas”, explicou o técnico.
Citou que educar é um processo complexo e estão lidando com as dificuldades que estão sendo detectadas. “Queremos que o Polo Ariquemes seja uma vitrine para o Estado e se torne uma referência para os demais, não com a melhor nota, mas como referência de evolução. Não é nota, não é ranking, mas resultado de crianças aprendendo para formar cidadãos preparados. Por isso temos esse momento específico com os professores que estão em sala de aula”, analisou.