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TCE-RO encerra em Ariquemes 1º Encontro de Formação Continuada de 2022 com redes de ensino

As primeiras programações do Plano foram ministradas pelas especialistas Rita Paulon e Suely Amaral e se referem ao Programa de Alfabetização na Idade Certa, realizado em parceria com as redes de ensino dos municípios de Cujubim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Cacaulândia, Rio Crespo e Alto Paraíso

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou as primeiras programações do Plano de Formação Continuada de 2022, por meio das especialistas Rita de Cássia Paulon e Suely Amaral, referente ao Programa de Alfabetização na Idade Certa, em parceria com as redes de ensino público dos municípios de Cujubim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Cacaulândia, Rio Crespo e Alto Paraíso.

Realizado em Ariquemes, o evento contou com vasta programação envolvendo gestores, equipe pedagógica e professores, com o objetivo de melhorar a aprendizagem, tendo em vista os resultados da avaliação diagnóstica realizada pelo TCE-RO em outubro do ano passado.

Na oportunidade, tendo em vista a realização da Formação Continuada no município, a especialista do TCE-RO, Rita Paulon, foi convidada no dia 2 de fevereiro a participar como palestrante na abertura do ano letivo em Ariquemes, organizada pela Secretaria de Educação daquele município, com um público de 650 pessoas.

Palestra com a especialista Rita Paulon sobre o papel do professor na construção da aprendizagem

Na ocasião destacou a reflexão sobre a participação pedagógica e o papel fundamental do professor em exercer uma presença construtiva e significativa na vida das crianças e adolescentes, visando contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem deles para além dos aspectos cognitivos, como também socioemocionais e culturais.

Já nas formações dos profissionais das redes (professores, técnicos e gestores), a especialista Suely Amaral, com o objetivo de promover o aprimoramento de conteúdos específicos em alfabetização, apresentou os cadernos de atividades dos alunos para uso em sala de aula e para casa, produzidos especialmente para apoiar os estudantes que estão na primeira etapa da alfabetização com foco na instrução fônica, promover a discussão e elaboração do planejamento da primeira semana de aula.

Junto com as equipes gestoras foram tratados os conteúdos fundamentais para a implementação da sistemática de acompanhamento que envolve os processos, os fluxos e o monitoramento dos indicadores educacionais e de alfabetização, de modo que as equipes das redes de ensino e o TCE-RO possam acompanhar os avanços no processo de alfabetização dos estudantes.

Para encerramento da programação, a professora Rita Paulon realizou uma reunião técnica com as coordenadoras das redes municipais parceiras, visando avaliação das ações formativas, discussão sobre os encaminhamentos e medidas estratégicas para mitigar os desafios identificados a fim de assegurar a implementação das ações com foco nos resultados.

ENCAMINHAMENTOS IMEDIATOS

Dentre os encaminhamentos pactuados durante a reunião técnica, estão: acelerar o processo de reprodução dos Cadernos de Atividades  dos alunos para que estejam nas mãos dos estudantes até meados de fevereiro;  realizar o mapeamento das turmas de alunos não alfabetizados a partir da estratégia de enturmação; instaurar processo seletivo de professores com perfil alfabetizador; realizar alinhamento e apoio contínuo às equipes escolares para compreensão.

E ainda: fazer a orientação e a execução da sistemática de acompanhamento com destaque para o monitoramento dos indicadores de alfabetização que passam a ser coletados a partir do final deste mês.

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