DestaqueInstitucionalParceirosTCE-RO

Atricon empossa nova diretoria para o biênio 2022/2023 e membro do TCE-RO ocupa a vice-presidência executiva

O conselheiro Edilson de Sousa foi empossado como vice-presidente executivo da entidade nacional. Já o conselheiro-substituto Francisco Júnior ocupará uma cadeira no Conselho Fiscal

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por seu conselheiro Edilson de Sousa Silva, assumiu nessa terça-feira (22/2) a Vice-Presidência Executiva da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), compondo assim a diretoria presidida pelo conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) para gerir a entidade nacional no biênio 2022/2023.

Além da Vice-Presidência Executiva, o TCE-RO também ocupará uma cadeira no Conselho Fiscal da Atricon, já que o conselheiro-substituto da Corte, Francisco Júnior Ferreira da Silva, foi eleito e empossado para o Conselho Fiscal da entidade.

Eleita em 12 de novembro passado, a posse da nova diretoria da Atricon ocorreu de modo conjunto com as diretorias do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e foi realizada no auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC-TCU), em Brasília.

O evento teve formato híbrido, ou seja, além de ser transmitido pelo canal do Youtube do TCU, contou com uma sala virtual para autoridades e convidados.

Clique no link acima para assistir ao vídeo da posse conjunta.

PRONUNCIAMENTOS

Em seu pronunciamento, o presidente eleito da Atricon, Cezar Miola, destacou a intensa atuação da entidade no âmbito nacional, sempre comprometida com o regime democrático e com o princípio republicano.

“O Brasil é um país de urgências. Essa urgência, no entanto, não pode ser enfrentada com improviso. Espalhados pelo país, os Tribunais de Contas têm o importante papel de induzir a administração pública a adotar políticas capazes de enfrentar essas e outras deficiências; e fiscalizar a execução das medidas implantadas. Em conjunto, na Atricon, somos capazes de amplificar essa tarefa”, disse.

Também discursaram os novos presidentes do IRB, conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE), e da Abracom, conselheiro Joaquim Castro (TCM-GO), assim como a presidente do TCU, ministra Ana Arraes; os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; da Audicon, ministro-substituto Marcos Bemquerer Costa; do IRB e da Atricon (entre os anos 2018 e 2021), conselheiros Ivan Bonilha (TCE-PR) e Fabio Nogueira (TCE-PB), respectivamente.

Entre outras autoridades, participaram presencialmente da posse, os ministros do TCU, Augusto Nardes e Antônio Anastasia, além de conselheiros e assessores de 26 Tribunais de Contas e representantes de entidades ligadas ao sistema de controle externo.

100 DIAS DE GESTÃO

Quanto ao trabalho na Vice-Presidência Executiva, o conselheiro Edilson de Sousa Silva citou, especialmente, o suporte à Presidência da Atricon visando à efetivação das ações e projetos priorizados, mencionando como primeiro desafio os planos de ação e de gestão a serem desenvolvidos nos próximos cem dias de gestão. O planejamento prevê a entrega de 22 projetos até o próximo mês de maio.

Entre as iniciativas previstas, coordenadas pelas vice-presidências temáticas da entidade, estão ações na área da educação, da mobilidade urbana, da transparência, da governança e do meio ambiente.

Foram definidas ainda diretrizes da gestão, que preveem, entre outras, a proteção jurídica das prerrogativas dos membros dos TCs, a análise contínua do desempenho dos Tribunais de Contas, o estímulo a boas práticas de governança e a articulação institucional.

Também são objeto do trabalho a ser realizado pela nova diretoria da Atricon a formação do Conselho Consultivo, o fortalecimento da área de Comunicação Social da entidade e o planejamento para as comemorações dos 30 anos da Atricon.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo