TCE-RO inicia a capacitação da 1ª turma do Curso de Formação de Formadores do PAIC
O curso tem instrutora a professora Suely do Amaral e conta com profissionais (professores, técnicos pedagógicos e formadores) de equipes das redes municipais que aderiram ao PAIC
Realizado pela Escola Superior de Contas (ESCon) conjuntamente com a Secretaria de Planejamento (Seplan) do Tribunal de Contas (TCE-RO), foram realizadas na última semana as duas primeiras atividades da turma inaugural do curso para Formação de Formadores em Alfabetização na Idade Certa.
Trata-se de uma ação realizada em parceria com as redes municipais que fazem parte do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), objetivando alfabetizar todas as crianças, como preconizam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Estado de Rondônia.
Essa primeira turma tem como instrutora a professora Suely do Amaral e conta com profissionais (professores, técnicos pedagógicos e formadores) de equipes das redes municipais que aderiram ao PAIC, no caso Porto Velho e municípios dos polos de Ariquemes, Pimenta Bueno e Ji-Paraná.
ENCONTROS
Realizado de modo online, o curso de Formação de Formadores em Alfabetização na Idade Certa teve seu primeiro encontro no último dia 25 de abril, momento em que a instrutora, Suely do Amaral, explicou, entre outros pontos, o objetivo da capacitação, ementa e público-alvo.
Também aproveitou para esclarecer dúvidas dos 42 participantes, como a questão da correção das atividades, que será restrita aos professores-formadores, haja vista que secretários municipais e coordenadores participam na condição de ouvintes, segundo ela.
Também foi explicada a dinâmica da capacitação, que tem carga horária de 60 horas-aula, a serem desenvolvidas ao longo do ano, contemplando aulas expositivas e dialogadas.
Já na última quinta-feira (28/4), ocorreu a primeira aula com conteúdo formativo, qual seja, as políticas de promoção de leitura no Brasil.
Ainda estão previstas para serem abordadas as seguintes temáticas: Métodos de alfabetização; Ensino-aprendizagem da escrita alfabética; Compreensão do princípio alfabético; Leitura literária: a formação do leitor escolar; Fluência e compreensão na leitura; Gêneros do narrar; Linguagem oral na escola; e Variação linguística.
O próximo encontro será daqui a 15 dias, conforme calendário definido pela organização do curso. A participação é obrigatória a todos os formadores que se inscreveram e compõem o quadro dos municípios que aderiram ao Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).