Com o 1º Simpósio para o Desenvolvimento Regional Sustentável, TCE-RO dá pontapé inicial para novo eixo de seu Plano Estratégico
Evento desta segunda-feira reuniu representantes de instituições que atuam em Rondônia para debater questões prementes para o Desenvolvimento Sustentável do Estado
Como forma de marcar o lançamento do novo eixo do seu Planejamento Estratégico, que abarca o horizonte 2021/2028, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), em ação educacional conjunta realizada pela Escola Superior de Contas (ESCon) e pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), realizou na manhã desta segunda-feira (30/5), o 1º Simpósio TCE-RO para o Desenvolvimento Regional Sustentável.
Assim como ocorre com o eixo da Educação, cujas ações, programas e atividades já têm trazido resultados positivos para o setor, a ideia é promover uma grande articulação envolvendo várias instituições que atuam no Estado de Rondônia, debatendo questões prementes para o Desenvolvimento Sustentável rondoniense, a exemplo das queimadas e do desmatamento ilegal.
Essa estratégia foi mencionada pelo Presidente do TCE, Conselheiro Paulo Curi Neto, ao abrir o evento desta segunda-feira, na sede da ESCon, para autoridades, especialistas e servidores públicos de instituições que, por sua atuação ou área de abrangência, são potencialmente parceiras da Corte de Contas nos desafios relativos à sustentabilidade de Rondônia abarcando não só a dimensão ambiental, mas também a social e a econômica.
“A ideia é replicar o modelo de sucesso que obtivemos na educação e, assim, criar uma articulação interinstitucional e interfederativa, a fim de identificar situações-problema mais relevantes e as causas dessas situações, para constituir em conjunto com essas instituições um modelo de mudança que seja efetivo e viabilize o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, explicou.
Em paralelo a isso, o Tribunal de Contas também promoverá outras atividades, sobretudo na área da fiscalização, visando reforçar essa ação que nasce da articulação interinstitucional. “Esse evento, portanto, pode ser considerado como o pontapé para essa estratégia”, disse o Presidente.
Também o Secretário de Planejamento do TCE-RO, Felipe de Paula, ao falar do evento, citou a importância da mobilização dos atores envolvidos nos problemas que impedem o pleno desenvolvimento econômico-sustentável e social do Estado de Rondônia.
“Esse é um evento para darmos início às discussões de sistemas que são relevantes para nossa região, sob o aspecto do desenvolvimento regional sustentável, dialogando com especialistas e gestores de maneira a pensar em questões e estratégias que tragam resultados para toda a sociedade”, acentuou.
RIOTERRA
Ainda como parte da programação do 1º Simpósio TCE-RO para o Desenvolvimento Regional Sustentável, houve apresentação do Coordenador do Centro de Estudos Rioterra, Alexis Bastos, a respeito do desmatamento ilegal em Rondônia, trazendo os principais aspectos que compõem o cenário atual do Estado e os dados para dimensionamento e evolução dessa questão, além de alternativas, oportunidades e possibilidades para atuação.
Sobre o evento, Alexis Bastos enalteceu a atuação do Tribunal de Contas e sua contribuição para essa questão. “O Tribunal pode, sim, ser um importante agente não só na implementação, mas também como indutor de novas políticas públicas que nos ajudem a fazer o desenvolvimento regional para a Amazônia compatível com nossa realidade e com sustentabilidade, especialmente na utilização dos recursos naturais”, completou.
Após as apresentações, houve ainda a assinatura de termos de cooperação entre os representantes das instituições e entidades presentes ao evento.