Nesta nova fase de expansão do programa serão atendidos 74 escolas e mais de 400 educadores, que vão beneficiar a trajetória escolar de mais de nove mil estudantes
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) tem intensificado as ações do Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Na última semana foi realizado o primeiro encontro técnico com gestores da educação do Bloco III, microrregião de Ji- Paraná que compreende 11 municípios. O evento contou com a participação do presidente do TCE-RO, conselheiro Paulo Curi Neto, técnicos do Tribunal e secretários municipais de Educação, juntamente com equipes pedagógicas.
O Bloco III é composto pelos municípios de Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Paraíso e Candeias do Jamari. Nesta nova fase de expansão do programa serão atendidos 74 escolas e mais de 400 educadores, que vão beneficiar a trajetória escolar de mais de nove mil estudantes.
O presidente Paulo Curi destacou que é uma satisfação participar desse primeiro encontro técnico em que que é oportunizado aos municípios melhorar seus índices de alfabetização. “O TCE-RO também fará a avaliação de impacto nesses municípios para que possamos monitorar e aperfeiçoar a política de alfabetização, para que gere resultados expressivos e o trabalho implementado seja perenizado para assimilação da tecnologia por todos, com o apoio técnico do Tribunal”, observou.
Para as especialistas do TCE-RO, Rita de Cássia Paulon e Shirley Ferrari, a meta é colocar Rondônia em destaque para que seja referência em educação no nosso país. Mas, para isso, precisa do empenho dos gestores municipais de educação, equipe pedagógica e professores. Rita Paulon informou que as reuniões acontecem semanalmente de forma on-line e que também são uma forma de compartilhamento das boas práticas entre as redes de ensino.
SECRETÁRIOS MUNICIPAIS
O secretário municipal de Educação de Ji-Paraná, Jeferson Lima Barbosa, anfitrião dos municípios que compõem o Bloco III, enalteceu a atuação do TCE pela preocupação com a educação. Disse que as formações, tanto no apoio técnico como pedagógico, serão um grande salto na educação para os municípios envolvidos.
A secretária municipal de Educação de Jaru, Maria Emília, declarou que é uma alegria estar participando desse programa e que as expectativas são grandes: “Já estamos trabalhando com a ideia dessas capacitações com diretores e gestores escolares para que possamos ter êxito”.
A secretária municipal de Educação de Ouro Preto do Oeste, Andreza Dias, falou que estão felizes com a oportunidade que veio ao encontro das dificuldades enfrentadas com a pandemia. “Externo meu agradecimento ao TCE pela oportunidade. Vamos trabalhar em parceria e a educação agradece”, concluiu.
A secretária municipal de Educação de Machadinho do Oeste, Iane Cordeiro, destacou que com essa ação do TCE os municípios terão um norte e apoio. “Precisamos pensar no futuro e juntos vamos transformar essa educação”, complementou.
COMO FUNCIONA O PAIC
A responsabilidade pela implementação da política de alfabetização é das redes municipais. O Tribunal de Contas assume a função de cooperador técnico, na qual disponibiliza equipe de especialistas que realizam formações com os profissionais das redes e oferecem subsídios técnicos, a partir de dados e evidências científicas, que auxiliam na tomada de decisão da rede, bem como no aprimoramento da política e das práticas pedagógicas.
O PAIC contém uma série de ações e ferramentas de suporte para o aperfeiçoamento da gestão em duas frentes: pedagógica, em que são oferecidas formações, materiais pedagógicos e apoio aos processos de avaliação de aprendizagem, e gestão da política, com formações específicas às equipes gestoras, orientações e ferramentas para implementação do ciclo de acompanhamento da política e a avaliação de impacto.