DestaqueEventosTCE-RO

Programa PAIC tem mais uma etapa de capacitação e reúne professores de Porto Velho, Itapuã do Oeste e Ariquemes

Ministrada pela professora Suely Amaral, capacitação teve como foco problemas ainda existentes no 1º ao 3º ano do ensino fundamental

A parceria entre o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) e as redes municipais de ensino, materializada por meio do Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), prossegue em mais uma etapa de formação de professores durante o mês de agosto. 

Nessa etapa, realizada em Porto Velho, professores da capital e do interior do Estado – mais precisamente dos municípios de Itapuã do Oeste e de Ariquemes – recebem capacitação com foco nos problemas ainda existentes no 1º ao 3º ano do ensino fundamental. 

PROGRAMAÇÃO

Em Porto Velho, a formação de professores aconteceu entre os dias 3 e 5 de agosto, com uma programação dividida em 3 etapas. 

A professora Suely Amaral foi a responsável pelas formações

“No primeiro dia, nós focamos nas crianças do 1º ano do ensino fundamental que ainda não alcançaram o patamar mínimo para ler e escrever”, explica Suely Amaral, especialista em educação do TCE-RO e professora responsável pelas formações.  

Já no segundo dia, a professora disse que foi priorizada a ortografia aos alunos do 2º ano do ensino fundamental. O intuito é que os alunos possam terminar a série lendo de forma satisfatória. 

Por fim, no terceiro e último dia, os trabalhos foram voltados aos alunos do 3º ano, com a temática “fluência leitora”, que segundo explicou Suely Amaral, tem o intuito de fazer com que o aluno finalize a série lendo de forma fluente e escrevendo de forma exemplar.

RESULTADOS

Professores das redes de ensino dos municípios de Porto Velho, Itapuã do Oeste e Ariquemes participaram da formação ofertada dentro do Programa PAIC

O Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma iniciativa do Tribunal de Contas de Rondônia, em cooperação com as redes municipais de ensino, voltada à melhoria dos resultados educacionais, com foco na alfabetização.

Dos resultados conquistados desde a implementação do PAIC nos municípios, a professora Suely Amaral destacou a crescente adesão dos professores quanto aos conteúdos de língua portuguesa de alfabetização, oferecidos por meio da parceria. 

“Felizmente percebemos um número de crianças aquém da expectativa durante esse período. Nós fazemos um levantamento a cada encontro, e o motivo de ainda existir essa lacuna é a infrequência, questão que infelizmente ainda assola o país inteiro, principalmente após a pandemia da covid-19”, explica a especialista.

A professora ainda destaca problemas não diagnosticados de dificuldade de aprendizagem no geral: “Mas já é algo que está sendo tratado nos encontros, em que proporcionamos encaminhamentos e alternativas para as escolas que ainda passam por esses obstáculos”.

A formação de professores segue nos municípios do interior, com a mesma programação. A partir desta semana, a capacitação acontece em Itapuã do Oeste e, entre os dias 10 e 12 de agosto, no município de Ariquemes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo