Pular para o conteúdo
DestaqueEventosTCE-RO

IV Seminário “Educação é da Nossa Conta” tratará de controle dos recursos destinados à educação

Realizado pelos Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e dos Municípios baianos (TCM-BA), o evento ocorrerá nos dias 30 e 31 deste mês e terá transmissão ao vivo pelo YouTube

Os Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) realizarão, nos dias 30 e 31 de agosto, o IV Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta. O encontro terá como temática os esforços realizados pelas Cortes de Contas para o aprimoramento dos instrumentos concernentes à sua atuação.

Transmitido pelos canais do YouTube do TCE-BA e do TCM-BA, mediante inscrição, e com direito a certificado online de participação, o evento será limitado a 180 vagas. As inscrições podem ser feitas no link: https://www.tce.ba.gov.br/eventos.

Em sua quarta edição, o Seminário representa não apenas um espaço para apresentação dos resultados do Projeto que lhe dá nome, executado em parceria entre os Tribunais de Contas baianos desde 2017, como também é uma oportunidade para compartilhar iniciativas, estudos, projetos e intervenções artísticas em torno da Educação.

O primeiro dia do Seminário será aberto pela palestra de apresentação dos resultados do estudo de impacto sobre a inserção de critérios educacionais para distribuição de ICMS no Estado da Bahia.

Além desse trabalho, serão lançadas a versão impressa da 1ª Coletânea “Educação é da Nossa Conta: Construções, Palavras e Produtos” e a Cartilha Eletrônica das atividades do Projeto, as quais representam, respectivamente, produções e contribuições teóricas relativas à temática educacional, bem como as ações institucionais desenvolvidas nas Casas de Contas da Bahia.

Já o segundo dia contará com a participação de representantes do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina nos painéis da manhã para a apresentação dos métodos e resultados sobre o monitoramento das metas dos Planos de Educação no âmbito estadual, além da exposição sobre a experiência do estado catarinense com o uso de critérios educacionais para distribuição do ICMS.

À tarde, representantes do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro apresentarão painéis sobre a relação da gestão com a avaliação da qualidade educacional, bem como o relato acerca do Programa de Visita às Escolas desenvolvido pelo órgão de controle.

ESPAÇO PARA O DEBATE

A quarta edição do Educação é da Nossa Conta também oferecerá espaços de debate entre os participantes e o público, a fim de promover o compartilhamento de informações que potencializem o controle externo educacional.

O evento se destina, inicialmente, a servidores e membros dos Tribunais de Contas, dos órgãos ministeriais, integrantes e dirigentes das secretarias de planejamento, dos órgãos de monitoramento estratégico, dos órgãos de estudos econômicos e sociais, das secretarias, dos conselhos e fóruns de educação, e da academia. No entanto, todos que se interessam pela temática estão convidados a assistir ao Seminário.

  • Mais informações no hotsite do evento. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo