Pular para o conteúdo
DestaqueTCE-RO

Ações de divulgação no TCE-RO marcam a campanha Setembro Amarelo

O movimento busca envolver os agentes públicos da instituição e toda a sociedade sobre a importância da identificação de fatores de risco e de como ajudar as pessoas que estejam passando por momentos difíceis

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) deu início neste mês à campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio. Entre as atividades, estão ações de divulgação visando à conscientização das pessoas sobre a prevenção do suicídio, e o tema deste ano é “Todos pela Vida”.

O movimento busca, assim, envolver os agentes públicos da instituição, assim como toda a sociedade, especialmente quanto à importância da identificação de possíveis fatores de risco e de como ajudar as pessoas que estejam passando por momentos difíceis.

Portanto, trata-se de ação em sintonia com as diretrizes do Programa de Qualidade no Trabalho desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), por meio da Divisão de Bem-Estar no Trabalho (DivBem), com suporte da Assessoria de Comunicação Social (Ascom).

ENTENDA A CAMPANHA

A campanha foi instituída, em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

Estão entre os fatores desencadeadores do pensamento suicida, além da depressão, os transtornos de personalidade, os transtornos psicóticos, os transtornos de uso de substâncias, a solidão, a baixa autoestima, a falta de perspectivas, doenças, desemprego, ausência de vínculos sociais e familiares, estresse continuado, traumas familiares, “bullying”, assédio e desesperança. É necessário evitar o isolamento de pessoa com sofrimento psíquico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio ou tentativa poderiam ser prevenidos. O número de ocorrências representa um quadro grave de saúde pública e deve ser enfrentado coletivamente. No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e, a cada 3, uma pessoa atenta contra a própria vida. O Brasil é o 8º país em número absoluto de suicídios e é entre os jovens de 15 a 29 anos que ocorre a maior incidência.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre jovens. Cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

É fundamental ouvir a pessoa que passa por esse problema (sem julgá-la e sem minimizar seu sofrimento) e encaminhá-la a um tratamento médico especializado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo