Pular para o conteúdo
EventosTCE-RO

Evento online na quinta-feira (8/9) marca o lançamento do Sistema Permanente de Avaliação Educacional de Rondônia (SAERO)

Iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Tribunal de Contas (TCE-RO), o Encontro Técnico é direcionado a Secretários Municipais de Educação e Coordenadores das Regionais de Ensino (CREs)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), realizará o 1º Encontro Técnico para tratar do cronograma das ações que integrarão o Sistema Permanente de Avaliação Educacional de Rondônia (SAERO). 

O evento será realizado na próxima quinta-feira (8 de setembro), às 14 horas (horário de Rondônia), de modo online, e é direcionado aos Secretários Municipais de Educação e aos coordenadores das regionais de ensino (CREs).

A reunião será transmitida pelo canal do TCE-RO no YouTube, disponível no link abaixo:

“Temos como objetivo detalhar quais são as próximas etapas previstas para a realização do exame, bem como visualizar o cronograma completo de atividades e formações a serem desenvolvidas”, destaca Vinícius de Moraes, assessor técnico do TCE-RO.

SAERO

Um dos principais objetivos do Saero é a implantação de um sistema permanente de avaliação de desempenho dos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio do Estado de Rondônia. Os resultados dos exames fornecerão subsídios pedagógicos às Secretarias de Educação nas tomadas de decisão referentes à política educacional. 

O sistema ainda terá como propósito viabilizar uma articulação dos resultados obtidos por meio da avaliação junto ao planejamento escolar. Também busca a capacitação e o estabelecimento de metas para o projeto em cada escola, como a correção do fluxo escolar e a aquisição das aprendizagens essenciais definidas pelo referencial curricular. 

“Um dos compromissos que buscamos com as redes municipais é a garantia da aplicação da avaliação em, pelo menos, 80% dos estudantes do Ciclo de Alfabetização (2° e 3° ano) e dos 5° e 9° anos do ensino fundamental”, detalha o assessor técnico do Tribunal.

As avaliações serão realizadas nos dias 8 e 11 de novembro deste ano e são destinadas aos estudantes das redes públicas (estadual e municipais) matriculados no 2°, 3°, 5° e 9° ano do Ensino Fundamental, além dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo