Pular para o conteúdo
EventosTCE-RO

TCE-RO realiza em Ariquemes I Encontro para Análise dos Resultados do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC)

Evento será realizado na segunda-feira (19/12), a partir das 14h, no auditório do Sebrae de Ariquemes. Na ocasião, será feito um balanço da implementação do PAIC nos municípios do Vale do Jamari

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realiza na próxima segunda-feira (19/12), no município de Ariquemes, o I Encontro para Análise dos Resultados do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).  

A iniciativa faz parte da missão constitucional do TCE-RO para seu ciclo estratégico 2021/2028, que contempla três eixos de atuação, entre os quais, o aprimoramento das políticas de educação.

A alfabetização na idade certa foi, desde 2021, priorizada dentre os objetivos estratégicos do TCE-RO, devido ao baixo índice de alfabetização provocar impacto imediato nos indicadores de reprovação, evasão e abandono escolar. 

“Nesse contexto, foi criado o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) buscando oferecer formação continuada aos gestores e profissionais da educação, que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental das redes de ensino parceiras”, explica Felipe Mottin, Secretário de Planejamento do TCE-RO e coordenador da ação.

ENCONTRO

O evento tem por finalidade fazer um balanço sobre a implementação do primeiro ano do PAIC nos municípios que integram o Bloco I, composto por Ariquemes, Itapuã D’Oeste, Cujubim, Cacaulândia, Rio Crespo, Alto Paraíso e Monte Negro, a partir da avaliação da Lyceum aplicada nos municípios da região.

Tem como público-alvo atores políticos, técnicos, jurídicos e sociais, que durante o encontro poderão discutir avanços e dificuldades enfrentadas pelos gestores, avaliar os resultados de aprendizado e direcionar o planejamento das redes de ensino para 2023.  

“Depois de implementado com sucesso em Porto Velho e em sete municípios da região do Vale do Jamari, o PAIC foi expandido para todas as redes municipais do território de Rondônia. Com essa larga expansão, surge o grande desafio de escalar a implementação com qualidade para todas as redes”, esclarece Felipe. 

PROGRAMAÇÃO

O encontro acontece das 14h às 18h, no auditório do Sebrae/RO em Ariquemes, com a seguinte programação:  

  • Apresentação Cultural dos Estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Roberto Turbay (Educação Integral); 
  • Composição da mesa de honra – Representantes do TCE-RO, MPC-RO, UNDIME, MP-RO, AROM, SEDUC-RO e do município anfitrião; 
  • Pronunciamentos das autoridades presentes; 
  • Apresentação da professora Rita Paulon (Consultora TCE-RO); 
  • Apresentação dos Secretários de Educação – destaques, avanços a partir da implementação do PAIC; 
  • Apresentação dos resultados de monitoramento e resultados da avaliação do 2º ano; 
  • Entrega de placas aos gestores; 
  • Encerramento oficial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo