Pular para o conteúdo
EventosParceirosTCE-RO

TCE-RO participa de painéis dentro da programação do I CNCTC

Evento que encerrou nessa quarta-feira debateu, por meio de painéis e palestras, melhorias e aperfeiçoamentos para a área da comunicação dos Tribunais de Contas

Realizado pela primeira vez, o Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC) encerrou-se nessa quarta-feira (15/2), no auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), em Florianópolis.

No total, 279 agentes públicos, entre membros e servidores das Cortes de Contas, dos Ministérios Públicos junto aos TCs, além de outros órgãos e entidades e profissionais da comunicação, de 25 unidades da Federação participaram do evento. 

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) teve participação efetiva na programação do evento. No painel sobre “Comunicação pública no ambiente digital”, a coordenação coube ao Conselheiro do TCE-RO e Vice-Presidente Executivo da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson de Sousa Silva.

A atividade contou com apresentações da diretora de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), Aline Castro, e do líder de estratégia Bito Teles. Participou como mediadora a diretora de Comunicação do Tribunal de Contas de Goiás, Heloisa Lima.

Ao fim das apresentações, o Conselheiro Edilson frisou: “O destinatário da nossa comunicação, daquilo que se quer dialogar, precisa entender que ele é o foco de tudo, é o centro da atenção”, o que foi reforçado por Heloisa Lima: “É falar menos sobre nós e mais sobre o que faça sentido para o cidadão”.

DIAGNÓSTICO DA COMUNICAÇÃO

Já o painel “Diagnóstico da comunicação do Sistema Tribunais de Contas” teve exposições feitas pelos servidores Rafael Martini, do TCE-SC, Massud Badra Neto, do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e Kelly de Castro, do TCE-CE.

Massud Badra Neto, que chefiou a comunicação do TCE-RO, expôs dados do levantamento realizado junto às áreas de comunicação dos Tribunais de Contas

Massud Badra apresentou o levantamento “Tribunais de Contas: Estrutura da Área de Comunicação Social”, fruto de trabalho realizado na época em que chefiou a Comunicação do TCE de Rondônia e que avaliou a eficiência e a efetividade da comunicação social nos Tribunais de Contas do país.

O trabalhou atingiu 20 Tribunais de Contas e serviu para apontar caminhos, com base nos relatos de experiências nas diversas áreas de comunicação. Ressaltou a importância de as unidades de comunicação terem estrutura tanto de equipamentos como de pessoal. Segundo ele, esse pode ser um entrave para atingir metas. “Hoje uma grande maioria dos TCs não acompanhou essa necessidade. Alguns tribunais têm estrutura diferentes, alguns com estrutura mínima e outros, completa”.

O levantamento registrou a necessidade de utilizar as diferentes plataformas de comunicação, como programas de televisão, redes sociais e sites, para transmitir informações relevantes ao público e aos jurisdicionados. Lembrou também que, durante a pandemia, a comunicação ganhou destaque e os tribunais que estavam bem estruturados conseguiram entregar os melhores produtos.

Encerramento do I CNCTC, realizado na sede do TCE de Santa Catarina

O I CNTC foi uma promoção do TCE-SC, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

No encerramento do evento nessa quarta-feira, depois de dois dias de palestras e painéis sobre o tema, foram apresentadas as Diretrizes de Comunicação do Sistema Tribunais de Contas (acesse aqui). (Com informações do TCE-SC e Atricon)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo