Pular para o conteúdo
ControleTCE-RO

Compartilhamento de boas práticas marca visitas técnicas feitas pelo TCE-RO e PC-RO às Polícias Civis do MT e PR

O objetivo foi conhecer as unidades e processos de trabalho daquelas instituições, consideradas referências em boas práticas de governança, atuação e resultados

Uma verdadeira ação de “benchmarking” (compartilhamento de ideias e procedimentos) marcou as visitas técnicas realizadas por servidores do Tribunal de Contas (TCE-RO) e da Polícia Civil de Rondônia (PC-RO) às Polícias Civis dos Estados do Mato Grosso (MT) e do Paraná (PR).

O intuito do trabalho – realizado no mês de fevereiro – foi o de conhecer as unidades e processos de trabalho daquelas instituições, consideradas referências em boas práticas de governança, atuação e resultados quanto aos serviços públicos de sua área de competência.

No caso do Tribunal de Contas, a ação teve, primordialmente, a função de contribuir para o trabalho de Auditoria Operacional, desenvolvido atualmente pela Corte de Contas junto à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania do estado de Rondônia (SESDEC-RO), com foco na Polícia Civil.

Esse tipo de fiscalização tem a finalidade de avaliar a política de segurança adotada pela instituição, assim como mapear possíveis gargalos e oportunidades de melhoria nos serviços prestados pela PC-RO.

EQUIPE

No âmbito do TCE-RO, participaram das visitas técnicas os servidores Carlos Santiago, Maria Gleidivana e Vanessa Pires, todos da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE). Também integrou a comitiva rondoniense a Delegada da Polícia Civil, Aline Neiva Santos.

Nos dois dias de atividades efetivados no Mato Grosso, a comitiva do TCE-RO e da PC-RO pôde conhecer, entre outras unidades da Polícia Civil Mato-Grossense, a direção geral e o setor de informática. Da mesma forma foi realizada a ação junto à Polícia Civil do Estado do Paraná (PC-PR).

Na prática, além de observarem o funcionamento dos processos de trabalhos e estrutura física dos prédios, os profissionais de controle externo do TCE e a delegada da PC-RO puderam mapear as boas práticas identificadas e o funcionamento dos serviços nas duas unidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo