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Experiência e resultados do Gaepe-RO são destacados pela Mídia Nacional

A experiência, os resultados e o pioneirismo de Rondônia ao implementar o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação (Gaepe-RO) foram destacados pela mídia nacional.

Em uma reportagem especial, publicada na edição desta quinta-feira (6/7), intitulada “Modelo de governança une atores e ajuda educação básica a avançar”, o jornal Valor Econômico, de alcance nacional, enfatiza como a “articulação entre poder público e sociedade civil mostra resultados na frequência e no desempenho escolar em Rondônia e já se espalha por outros Estados”.

A matéria ouviu diferentes fontes e, especialmente, crianças beneficiadas pelas ações do Gaepe-RO. O Valor Econômico destaca que, em pouco mais de três anos de existência do Gaepe-RO, vários resultados já foram obtidos.

Isso foi possível, a partir da união de órgãos do Sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Defensoria Pública), órgãos de Controle (Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas), Legislativo (Assembleia Legislativa) e Executivo (Secretarias Estadual e Municipais de Educação), além dos Conselhos de Educação. Sua idealização e mediação é do Instituto Articule e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).

PANDEMIA

Nesse particular, ressalta a trajetória do Gabinete de Articulação, iniciada em função da pandemia causada pela Covid-19, em abril de 2020, e que possibilitou um alinhamento com todas as instituições quanto a medidas de urgência adotadas na educação.

Com os resultados exitosos da articulação obtidos na pandemia, o Gaepe-RO se colocou como órgão permanente, contemplando uma agenda educacional para resolver problemas históricos, com o objetivo de alavancar os indicadores educacionais. 

Nesse período, entre ações e resultados colhidos por Rondônia com a ação, pode-se citar a elaboração de notas técnicas e a promoção de eventos de capacitação e orientação e de fiscalizações conjuntas, com foco em procedimentos como planos de retomada das aulas presenciais, busca ativa escolar, transporte e merenda escolar, cumprimento de protocolos de governança, entre outros.

A atuação perene e os resultados efetivos em Rondônia foram exemplos inspiradores para iniciativas de governança multinível em outros estados, como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Pará, além do Gaepe Brasil.

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