Pular para o conteúdo
DestaqueInstitucionalParceirosTCE-RO

TCE-RO compartilha experiências na área de sessões com TCE-AC

O compartilhamento de experiências de sucesso, assim como procedimentos e sistemas utilizados para o acompanhamento de sessões, marcou a visita técnica presencial realizada por servidoras do Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC) ao Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).

Integram a comitiva visitante, a Secretária de Sessões, Janaína Guedes, e as servidoras Marli Alencar, Thalita Figueiredo e Suzane Ferreira – esta última, da área de TI do Tribunal de Contas coirmão.

Nesta segunda-feira (17/7), elas estiveram reunidas com a equipe da Secretaria Geral de Processamento e Julgamento do TCE-RO, tendo à frente a Secretária-Geral Emanuele Cristina Ramos Barros Afonso.

Também visitaram a Presidência, oportunidade em que foram recebidas pelo Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto e o Secretário Geral de Controle Externo, Marcus Cezar Santos Filho.

De acordo com Janaína Guedes, a escolha do TCE de Rondônia para a visitação deve-se por sua expertise e também por ser um órgão de referência no Sistema Tribunais de Contas. “E nós viemos entender um pouco desse trabalho que virou referência no Brasil”, acentuou.

INFORMAÇÕES

Durante a reunião de trabalho entre os TCEs de Rondônia e Acre, foram repassados informações e detalhes técnicos sobre sistemas, como o SPJe, que é utilizado no TCE-RO há quase 10 anos e contribuiu para garantir mais agilidade à tramitação processual no Tribunal, atendendo dessa forma metas estratégicas referentes à redução no tempo de apreciação e julgamento de processos, bem como assegurando maior efetividade das decisões.

Foram mencionados, em especial, o potencial do SPJe na construção de relatórios e realização de cadastramentos. De igual modo, foi destacado outro sistema, o Comunic, voltado a comunicações processuais, bem como outros procedimentos gerais realizados pela Secretaria-Geral de Processamento e Julgamento.

Com a implantação de sistemas informatizados, o trabalho de acompanhamento da execução das decisões do Tribunal de Contas de Rondônia se fortaleceu ainda mais, permitindo, entre outras ações, o registro dos julgamentos, a emissão de relatórios estatísticos, o controle e o acompanhamento das decisões.

Durante toda a atividade, as servidoras da Corte de Contas do Acre puderam esclarecer dúvidas a respeito não só dos sistemas, mas também de procedimentos atualmente utilizados pelo TCE rondoniense nesta área específica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo