Pular para o conteúdo
CapacitaçõesTCE-RO

ESCon abre vagas para a ação educacional online Gestão de Estoque, voltada aos jurisdicionados do TCE-RO

A capacitação ocorrerá sempre no período da tarde (das 14 às 18 horas), totalizando 20 horas-aula, e será toda na modalidade remota

Dentro do Programa de Formação aos Jurisdicionados do TCE-RO, com base no Mapeamento de Irregularidades (Sistema SPJe), a Escola Superior de Contas (ESCon) realizará, no período de 7 a 11 de novembro, a ação educacional “Gestão de Estoque”.

A capacitação ocorrerá sempre no período da tarde (14 às 18 horas), totalizando 20 horas-aula, e será toda na modalidade remota, por meio da Plataforma Google Meet.

As inscrições só podem ser feitas pelo portal da Escola Superior de Contas, neste endereço: https://sophos.tcero.tc.br/. As vagas para o curso, que é aberto à participação dos jurisdicionados, são limitadas.

De acordo com a Escola Superior de Contas, o principal objetivo é desenvolver os princípios e conceitos essenciais para o gerenciamento de estoques, compreender as metodologias de custeio de estoque, abordar o planejamento de compras, processamento de pedidos, apresentar e exemplificar armazenagem e evidenciar o controle da acuracidade dos estoques.

INSTRUTOR E EMENTA

Na oportunidade, atuará como instrutor o Auditor de Controle Externo do TCE-RO, Hermes Murilo Câmara Azzi Melo, que, além de robusta formação acadêmica, detém expertise e conhecimentos sobre a temática da ação educacional a ser desenvolvida.

Alguns tópicos da ementa que serão explorados no curso são: A importância dos estoques; Obrigações regulamentares do TCE-RO; Definição de objetivos de controle e identificação de riscos; Curva de estoque e estoque médio; Tempo de reposição; Estoque de segurança e cobertura; Classificação curva ABC; Criticidade; Jurisprudência selecionada; Terminologia de custos; PEPS (FIFO), UEPS (LIFO) e Custo Médio; Método de custeio por absorção; Método de custeio variável; Método de custeio por atividades (ABC); Indicadores de custo; Planejamento de reposição; Estoque mínimo de materiais de consumo; Estoque médio de materiais de consumo; Giro de estoque; Lote econômico de compra (LEC).

Também serão enfocados: Elaboração do orçamento anual da atividade de estoque e armazenagem; Princípios e processos básicos de armazenagem; Técnicas de armazenagem; Equipamentos de armazenagem; Segurança e qualidade; Descarga, conferência e recebimento; Separação, marcação, segregação e endereçamento; Separação e expedição; Registros e controle; Tipos de armazéns; Cadastros de materiais; Critérios de classificação e organização; Padrões de descrição de materiais e Identificação de materiais; Tecnologias para automação do armazém; Layout e arranjos físicos; Medição da confiabilidade da informação de saldo; Controle da movimentação; Planejamento de inventários físicos (contagem geral); Contagem cíclica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo