Pular para o conteúdo
DestaqueInstitucionalParceirosTCE-RO

TCE-RO é o 1º Tribunal do Brasil a aderir à Infraestrutura de Dados Espaciais (INDE)

Em mais uma atuação inovadora, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) confirmou a adesão à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), que reúne as principais instituições públicas produtoras e usuárias de geoinformação.

O processo de adesão formal do TCE-RO à INDE inclui a instituição nesse universo, tornando-a reconhecida e facilitando o intercâmbio de dados, a troca de conhecimentos e o compartilhamento de tecnologias com tais organizações.

A INDE é um conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.

Foi concebida com o propósito de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais produzidos ou mantidos e geridos nas instituições de governo brasileiras, de modo que possam ser facilmente localizados, explorados em suas características e acessados para os mais variados fins por qualquer usuário com acesso à internet.

A disponibilização, o compartilhamento e o acesso a dados e informações geoespaciais e aos serviços relacionados se realizam mediante uma rede de servidores integrados à internet, denominada Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais (DBDG). Agora, o TCE-RO passa a integrar esse diretório, e já se encontra no catálogo de geosserviços do DBDG.

BENEFÍCIOS

A adesão do TCE-RO à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais pressupõe a observância de regras de interoperabilidade que garantem a distribuição e o uso, bem como padrões que garantem a qualidade dos dados. Esse fator vai contribuir com a qualidade dos produtos gerados no Tribunal, entre os quais, o portal TCGEO RO.

Uma vez que o TCE-RO passará a produzir geoinformação, a participação no principal portal nacional tornará os dados gerados ainda mais acessíveis aos potenciais interessados. 

Por outro lado, participar da INDE traz ainda mais visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelo TCE-RO. É, portanto, uma forma adicional de prestação de contas à sociedade.

Conheça a INDE: https://inde.gov.br/
Catálogo de geosserviços do DBDG: https://inde.gov.br/CatalogoGeoservicos
Geoportal TCGEO RO: https://tcgeo.tcero.tc.br/

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo