Pular para o conteúdo
DestaqueTCE-RO

TCE-RO tem artigos científicos apresentados no maior evento de EaD do Brasil

Três artigos que abordam o processo de implementação do ensino a distância e da utilização do ambiente virtual de aprendizagem no Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), mais precisamente em sua Escola Superior de Contas (ESCon), foram selecionados, apresentados e publicados durante o 28º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED), considerado o maior evento desse segmento no Brasil.

Aberto na última segunda-feira (16/10), no Rio de Janeiro, o congresso é uma realização da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), entidade membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e filiada a instituições internacionais da área, contando, ainda, com renomados profissionais de importantes instituições de ensino do país e do mundo.

Os artigos apresentados e selecionados às cegas (sem a identificação da autoria) têm como títulos: “A institucionalização da educação a distância: um estudo de caso na Escola Superior de Contas do Estado de Rondônia”, “Utilização do ambiente virtual de aprendizagem para formação de instrutores no TCE-RO” e “Utilização do ambiente virtual de aprendizagem para formação de lideranças no TCE-RO sob a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky”.

Equipe do TCE-RO que participa do Congresso Internacional

Têm como autoras a servidora do Tribunal de Contas, Aline Pigozzo Martelli, e as pesquisadoras Ilma Ferreira de Brito e Thais Bombardelli.

PUBLICAÇÃO

Além de selecionados e apresentados, os artigos serão publicados nos anais do evento, um significativo reconhecimento científico, uma vez que possui excelente avaliação no Qualis Periódicos –conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para avaliação de periódicos científicos no Brasil.

Assim, a publicação dos mencionados artigos no congresso robustece o Tribunal de Contas e a Escola Superior de Contas, no campo da pesquisa e extensão.

É importante também a médio e longo prazo, uma vez que publicações científicas em revistas com notável avaliação no Qualis Periódicos são imprescindíveis para eventual cadastramento da instituição no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que, por sua vez é critério de pontuação para habilitação da instituição junto ao Ministério da Educação para oferta de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), em caso de interesse futuro do TCE-RO.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo