Pular para o conteúdo
DestaqueInstitucionalTCE-RO

CEOD permitirá ao TCE-RO liberar auditores para atividades mais complexas e impactantes

Dentro da sua nova filosofia de atuação institucional, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) viabilizará, por meio do Controle Externo Orientado por Dados (CEOD), o melhor aproveitamento dos servidores que atuam diretamente na área de fiscalização.

O CEOD é uma das macrodiretrizes da gestão 2024/2025 e coloca o TCE rondoniense na vanguarda da inovação tecnológica. A novidade será possível a partir da utilização da ciência de dados e da inteligência artificial para otimizar entregas do Tribunal voltadas à sociedade.

Nesse ponto, deve-se ressaltar a importância do CEOD para o aumento da eficácia do controle externo, pois permitirá a redução de atividades repetitivas e agregará agilidade e precisão na entrega dos resultados que se espera do Tribunal de Contas.

Além disso, conforme destaca a área de fiscalização do Tribunal, o uso da tecnologia possibilitará, além de um processamento computacional rápido e em grande escala de dados, a liberação dos auditores para focarem em análises mais complexas, que exigem o discernimento humano.

E tudo isso com uma grande vantagem: a extensa gama de procedimentos de controle que podem ser objeto da sistematização tecnológica, como, por exemplo, processos de análise de atos de pessoal, avaliação de riscos em licitações e contratos e probabilidade de paralisação de obras e de déficits orçamentários por fonte.

Também devem ser objeto do CEOD atividades como a automatização de comunicações processuais, o controle de cobranças de débitos e multas e a avaliação de desempenho de indicadores de políticas públicas.

São apenas alguns exemplos que permitirão ao TCE-RO contribuir para que se tenha uma administração pública, em geral, mais efetiva, transparente e orientada para o bem-estar coletivo, por meio da prestação de um serviço público de controle externo qualificado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo