Pular para o conteúdo
CapacitaçõesEventosTCE-RO

Educação, diversidade e homenagem marcam aula magna de MBA realizado pelo TCE-RO

A educação, a diversidade cultura e a literatura, com direito ainda a homenagem, marcaram a aula magna da Pós-Graduação “Lato Sensu” MBA em Gestão Escolar, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).

Realizada na noite desta quinta-feira (22/2), no auditório da instituição, em Porto Velho, a aula inaugural teve como ponto alto palestra ministrada pelo escritor, filósofo e ativista das causas indígenas, Daniel Munduruku.

Abrindo o evento, o conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, presidente da Escola Superior de Contas (ESCon), braço pedagógico do TCE, falou da importância do MBA em Gestão Escolar, especialmente aos pós-graduandos que dedicarão seu tempo para o aprofundamento dos conhecimentos, a pesquisa e a extensão.

“Esse curso integra o Programa de Formação de Gestores Escolares, que, por sua vez, se harmoniza com outras iniciativas do Tribunal de Contas para a melhoria da educação em Rondônia, como o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic)”, esclareceu.

HOMENAGEM

Ainda na programação da aula magna, destaque para a homenagem feita ao conselheiro Paulo Curi Neto, que dá nome à primeira turma do MBA em Gestão Escolar.

Os presidentes da Escola Superior de Contas, conselheiro José Euler, e do Tribunal de Contas, conselheiro Wilber Coimbra, na homenagem ao conselheiro Paulo Curi Neto, que dá nome à 1ª turma do MBA em Gestão Escolar

Coube ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Wilber Coimbra, entregar uma placa ao homenageado, destacando sua atuação em favor da educação, especialmente ao longo de sua gestão à frente do TCE, no período de 2020 a 2023.

“É justa a homenagem porque o eminente conselheiro Paulo Curi Neto é um incentivador da educação. Emociona a todos a forma como se dedica a essa importante e relevante temática”, discursou o presidente.

Já o conselheiro Paulo Curi, ao agradecer pela honraria, lembrou das ações pioneiras que vêm sendo executadas pelo TCE-RO, como o Paic, o Gaepe, o Busca Ativa Escolar (BAE), entre outros, com foco, exatamente, no aprimoramento das políticas públicas educacionais.

“É uma honra para mim ser homenageado pela turma do MBA, ainda mais sabendo que a gestão escolar, quando bem executada, é a segunda condição mais importante para o aprimoramento da educação, atrás apenas do próprio professor, peça fundamental nesse processo”, acentuou.

PALESTRA

Antes da exposição do professor doutor Daniel Munduruku, os participantes da aula magna, tanto presencial quando online, puderam se emocionar com apresentação artística do poeta porto-velhense Elizeu Braga.

O poeta Elizeu Braga emocionou a todos com sua arte

Mediada pela professora doutora Marta Chaves, a palestra do professor Daniel, intitulada “Educar o Corpo e o Espírito para ser Criança”, trouxe reflexões e considerações sobre o trabalho de educar, que, segundo ele, é feito por gigantes. “É um trabalho hercúleo realmente”, disse.

A respeito da educação infantil, trouxe importante contribuição: “Entre indígenas, não se faz a pergunta clássica: o que vai ser quando crescer? É que entendemos que a criança já é tudo o que precisa ser. A criança precisa ser criança. E cabe aos adultos oferecerem as condições para sejam plenamente crianças. E isso tem a ver com o aprendizado”.

Convocou, ainda, os gestores e professores a desenvolverem “uma pedagogia nossa, do pertencimento, que volta seu olhar, de modo sistêmico, para o Brasil como um lugar, uma aldeia, e não como parte”.

O auditório do Tribunal de Contas recebeu a aula magna do MBA em Gestão Escolar

O MBA em Gestão Escolar tem sequência nesta sexta-feira (23/2), no auditório da Escola Superior de Contas, com o encerramento do primeiro módulo, que explora a temática “Educação e Docência: Leitura e Perspectivas”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo