Foi aberta, nessa quarta-feira (6/3), oficina presencial realizada pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) para elaborar o plano de ação originado a partir da auditoria operacional realizada na Polícia Civil (PC-RO).
Participam, agentes públicos da Polícia Civil, da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), além de outras instituições públicas envolvidas.
A atividade é uma iniciativa do Tribunal de Contas, dentro de sua nova filosofia de atuar em colaboração com as demais instituições públicas, buscando, primordialmente, o aperfeiçoamento das ações governamentais.
Está, portanto, em sintonia com macrodiretrizes da instituição, especialmente o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) e a indução para a efetivação de políticas públicas, destinadas a atender a sociedade.
COMO OCORRE
Realizada na sede da Escola Superior de Contas, braço pedagógico do TCE-RO, a oficina é ministrada pela equipe que atuou na auditoria operacional. O objetivo da ação foi a política de segurança pública do Estado, com foco na Polícia Civil.
A auditoria apresentou diversas oportunidades de aprimoramento dos serviços ofertados à população pela PC, sendo certo que os eixos englobados abordam a infraestrutura física e tecnologia, o orçamento destinado às atividades, os recursos humanos e, ainda, a instituição dos fluxos de trabalho.
O trabalho de auditoria operacional (ou auditoria de desempenho) se assemelha a um trabalho de consultoria. O principal objetivo é identificar os “gargalos” existentes e as oportunidades de aprimoramento nas ações de segurança pública, contribuindo para uma gestão mais eficiente e eficaz na área.
No caso, a oficina visa garantir maior compreensão, aproximação e contribuição para a elaboração dos planos de ação.
A oficina segue nesta quinta (7/3) e na sexta-feira (8/3).
O encerramento será no dia 26 de março, quando os participantes poderão apresentar uma minuta do modelo do plano de ação, detalhando soluções para as questões apresentadas na auditoria.