Pular para o conteúdo
ControleEventosTCE-RO

Oficina do TCE aborda plano de ação para PC-RO

Foi aberta, nessa quarta-feira (6/3), oficina presencial realizada pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) para elaborar o plano de ação originado a partir da auditoria operacional realizada na Polícia Civil (PC-RO).

Participam, agentes públicos da Polícia Civil, da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), além de outras instituições públicas envolvidas.

A atividade é uma iniciativa do Tribunal de Contas, dentro de sua nova filosofia de atuar em colaboração com as demais instituições públicas, buscando, primordialmente, o aperfeiçoamento das ações governamentais.

Está, portanto, em sintonia com macrodiretrizes da instituição, especialmente o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) e a indução para a efetivação de políticas públicas, destinadas a atender a sociedade.

COMO OCORRE

Realizada na sede da Escola Superior de Contas, braço pedagógico do TCE-RO, a oficina é ministrada pela equipe que atuou na auditoria operacional. O objetivo da ação foi a política de segurança pública do Estado, com foco na Polícia Civil.

A auditoria apresentou diversas oportunidades de aprimoramento dos serviços ofertados à população pela PC, sendo certo que os eixos englobados abordam a infraestrutura física e tecnologia, o orçamento destinado às atividades, os recursos humanos e, ainda, a instituição dos fluxos de trabalho.

O trabalho de auditoria operacional (ou auditoria de desempenho) se assemelha a um trabalho de consultoria. O principal objetivo é identificar os “gargalos” existentes e as oportunidades de aprimoramento nas ações de segurança pública, contribuindo para uma gestão mais eficiente e eficaz na área.

No caso, a oficina visa garantir maior compreensão, aproximação e contribuição para a elaboração dos planos de ação.

A oficina segue nesta quinta (7/3) e na sexta-feira (8/3).

O encerramento será no dia 26 de março, quando os participantes poderão apresentar uma minuta do modelo do plano de ação, detalhando soluções para as questões apresentadas na auditoria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo