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Programa do TCE faz diagnóstico colaborativo de escolas em 19 municípios de Rondônia

O Programa Estruturas da Educação, sob a coordenação do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), iniciou a segunda fase com a missão de capacitar gestores escolares em 19 municípios rondonienses.

O foco: diagnóstico de falhas na infraestrutura escolar. Para tanto, estabelece soluções colaborativas, a fim de aprimorar as condições educacionais.

Dentro desse espectro, ao longo desta semana, cinco equipes de auditores do TCE-RO foram mobilizadas para capacitar 545 gestores escolares, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para analisar e diagnosticar a atual situação das escolas sob sua gestão.

Uma das inovações desta fase é o uso do aplicativo “Opine Aí”. Por meio de dispositivos móveis, os gestores podem responder a 28 critérios de infraestrutura escolar, acompanhados de evidências como comentários e registros fotográficos.

Essa abordagem tecnológica permite uma coleta de dados mais eficiente e uma visão mais completa das condições das escolas.

Durante a capacitação, os gestores são orientados quanto à correta utilização do aplicativo e sobre a importância de seu papel no processo de diagnóstico.

A iniciativa visa não apenas identificar problemas, mas também empoderar os gestores para serem agentes ativos na busca por soluções e melhorias contínuas em suas escolas.

ENTENDIMENTO

A ideia é que, ao final da fase de capacitação, os gestores escolares tenham entendimento aprofundado sobre a infraestrutura de suas escolas.

Os diagnósticos obtidos também serão fundamentais para a criação de estratégias eficazes de melhoria da infraestrutura escolar, contribuindo para a qualidade do ensino e o bem-estar dos alunos nas comunidades atendidas.

O TCE-RO reafirma seu compromisso com a transparência, eficiência e aprimoramento constante da educação no estado, destacando a importância da colaboração entre instituições, gestores escolares e comunidades para alcançar resultados significativos.

O Programa Estruturas da Educação atende macrodiretrizes do Tribunal de Contas, principalmente a indução para a efetividade de políticas públicas (no caso, as políticas educacionais) e o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD).

O Tribunal de Contas está em Ação para levar mais Cidadania. E tem um único propósito: melhorar a qualidade de vida do cidadão por meio do Controle Externo qualificado.

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