Uma reunião com gestores educacionais dos municípios do estado foi realizada, nesta quinta-feira (16), no Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).
O encontro contou com a participação de membros e servidores do Tribunal e do Ministério Público de Contas (MPC-RO). Eles debateram as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação 2014-2024.
Os gestores receberam duas orientações. A primeira: reunir evidências sobre os avanços obtidos na educação de cada um dos municípios. E a segunda: mostrar esses resultados, aos prefeitos e ao Tribunal de Contas, antes da análise das contas.
Também ficou definido que os principais desafios dos gestores serão abordados nas reuniões do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (GAEPE-RO).
CONQUISTA HISTÓRICA
O encontro também serviu para celebrar a conquista histórica e inédita de Rondônia, que ficou em 1º lugar no Brasil em crescimento na Alfabetização de Crianças. A revelação foi feita pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (15).
O vice-presidente do TCE-RO, Paulo Curi Neto, destacou o papel da instituição na indução para melhorar a educação pública. “O nosso apoio ilumina o caminho, mas quem protagoniza os resultados são os gestores e sobretudo, os professores”, ressaltou.
Além da conquista, a reunião permitiu avaliar as ações realizadas, nos últimos anos, por meio do GAEPE-RO e de projetos, como o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), liderado pelo TCE-RO.