TCE-RO

Avanços da educação a partir da atuação do TCE-RO são destacados

Os resultados históricos alcançados pela Educação em Rondônia, a partir de ações do Tribunal de Contas (TCE-RO), marcaram o encerramento do Seminário Pedagógico, nesta quinta-feira (23/5), em Porto Velho.

O destaque foi para o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), uma ação inovadora realizada pelo TCE-RO, em cooperação com as redes de ensino dos municípios e do Estado. A ação tem garantido a Rondônia um salto qualitativo inédito e histórico no ensino público.

Participantes do Seminário Pedagógico, realizado no auditório do TCE-RO

Com o nível máximo de implementação do programa, o aluno beneficiado pelo PAIC possui, em média, um ano a mais de aprendizado em relação aos que não estão no programa.

Análises feitas, a partir do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), indicam que as redes municipais aumentaram o percentual de alunos com o nível de aprendizado adequado em língua portuguesa de 45% em 2022, para 68% em 2023.

Todas essas informações foram repassadas logo na retomada dos trabalhos do evento, na tarde de quinta-feira, pelo servidor do TCE-RO, Igor Tadeu Ribeiro.

PROGRAMAÇÃO

Ainda na programação, houve painel ministrado pelo desembargado do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Isaías Fonseca. Ele abordou a temática: “Educação como um direito de todos”. Mediou os trabalhos, a professora Humberta Gomes Porto.

O desembargador Isaías Fonseca foi um dos painelistas do seminário

O encerramento do seminário se deu com o painel “A IA e a Inteligência Humana promovendo o encontro de dois mundos, o robô e o professor”. Foi retorno, ao auditório do Tribunal de Contas, do professor Gil Giardelli, especialista em inovação e tecnologia. A mediação coube ao professor Guilherme Tomaz.

O professor Gil Giardelli, em sua apresentação

O Seminário Pedagógico integra as comemorações dos 41 anos de instalação do TCE-RO e do MPC-RO. Também faz parte da programação curricular do Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão Escolar.

A iniciativa é do TCE, por meio do seu braço pedagógico, a Escola Superior de Contas (ESCon).

O objetivo: gerar conhecimento, reflexão e troca de experiências na busca de uma educação mais inclusiva, inovadora e eficaz para os pós-graduandos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo