Fórum ressalta experiência do ES e SP no uso de tecnologia na fiscalização
A vitoriosa experiência dos Tribunais de Contas dos Estados do Espírito Santo (TCE-ES) e de São Paulo (TCE-SP) no uso de tecnologia em suas fiscalizações.
Esse foi o foco principal das duas palestras que abriram, nesta segunda-feira (27/5), o Fórum Nacional em comemoração aos 41 anos do TCE-RO e do MPC-RO.
Coube ao conselheiro-substituto do TCE do Espírito Santo, Donato Volkers Moutinho, abordar a temática: O CEOD e o futuro do controle externo.
Em sua apresentação, destacou a expertise capixaba na utilização da ciência de dados como suporte ao controle externo, incluindo a implementação da cultura da análise de dados, utilizando como ferramenta principal a inteligência artificial (IA).
“A sociedade atualmente se acostumou com a velocidade e os Tribunais de Contas, por serem as instituições relevantes que são, não podem ficar para trás. É preciso investimento e pessoal qualificado, com foco em controle externo”, adiantou.
TCE-SP
Encerrando o primeiro dia do Fórum Nacional, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do TCE-SP, Fábio Corrêa Xavier, falou dos avanços obtidos pela instituição paulista na modernização de suas atividades, mediante o uso da tecnologia.
Citou, em especial, ferramentas como a Assistente Natural com Inteligência Artificial (ANIA). Baseada na mesma tecnologia do ChatGPT, a ANIA tem como objetivo simplificar e acelerar a análise de documentos em formato PDF, por meio de perguntas em linguagem natural e de uma interface inteiramente em português do Brasil.
“Uma dica que posso dar é: sejam curiosos, perguntem. Só vocês saberão como utilizar melhor os recursos disponíveis nessas ferramentas”, completou.
PROGRAMAÇÃO
O Fórum Nacional Inovação, Tecnologia e Soluções para o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) terá continuidade nesta terça-feira (28/5), com a seguinte programação:
8h30 – Painel: O presente futuro do Controle Externo: adaptação e transformação no mundo digital.
10h30 – Mesa-Redonda: Como o TCE-RO definiu o CEOD como sua prioridade de atuação para o biênio 24/25. Eixo norteador: CEOD – uma metodologia transversal.
14h30 – Palestra: A transversalidade da ciência de dados no Tribunal de Contas.
16h30 – Apresentação de “cases” de sucesso de CEOD em Tribunais de Contas.