Fórum ressalta experiência do TCE-RO no engajamento e uso da tecnologia em fiscalizações
A exitosa utilização, pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), da tecnologia em suas fiscalizações, o Controle Externo Orientado por dados (CEOD), foi o destaque na retomada dos trabalhos do Fórum Nacional, nesta terça-feira (28/5).
Na ocasião, o palestrante Wesley Vaz enfatizou não só a utilização da tecnologia, mas, principalmente, o engajamento e a participação de todos os membros, gestores e servidores do TCE-RO para a implementação do CEOD.
Auditor-chefe de Inovação e Governança do Tribunal de Contas de União (TCU), Wesley Vaz lembrou que isso é fundamental para que, de fato, os resultados sejam efetivados e retornem, em benefício da sociedade.
“O Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) é uma nova maneira que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia idealizou para fiscalizar a administração pública. Para isso, ele usa a ciência de dados”, disse o palestrante, em uma das atividades, realizadas no auditório do TCE.
TRIBUNAL DO FUTURO
Ainda durante sua palestra, Wesley Vaz buscou deixar, de modo claro, o conceito de inovação muito claro, e como isso impacta os Tribunais de Contas, especialmente em relação ao futuro dessas importantes instituições da administração pública brasileira.
Segundo ele, essa adaptação passa, necessariamente, pelo uso correto da tecnologia, da capacidade de adaptação e o uso massivo dela.
Sobre isso, citou o caso do WhatsApp, que se tornou massivo porque funciona. O que é repetitivo e chato o robô faz e o que sobra é aquilo que agrega. “A capacidade humana e a da máquina estarão integradas e não podemos perder isso de vista”, finalizou.