TCE-RO participa de seminário sobre mudanças climáticas
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) participou, nesta quarta-feira (19), da abertura do II Seminário Justiça e Cidadania em um Mundo de Emergência Ambientais.
O evento debateu temas sobre mudanças climáticas extremas e suas consequências para o bioma amazônico.
Realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), o seminário acontece até a próxima sexta-feira (21). É promovido pela Ecoliga de Rondônia, uma aliança composta por diversas instituições do sistema judiciário, incluindo o Tribunal de Contas.
Compondo a mesa de honra, o conselheiro do TCE-RO, Jailson Viana, destacou a importância do alinhamento de estratégias para enfrentar fenômenos ambientais como a seca, queimada, estiagem e falta de água que a região Norte enfrenta.
“É importante que esse espaço possa discutir políticas públicas preventivas para combater tais eventos, que prejudicam questões econômicas e agrárias, mas principalmente, a vida”, destacou.
Além do TCE-RO, a mesa de honra foi composta por representantes da Ecoliga-RO: o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-14).
A aliança reconhece a urgência em abordar questões ambientais de forma colaborativa e coordenada para enfrentar a crescente crise ambiental global, que afeta diretamente a vida de milhões de pessoas e a biodiversidade.