Gestores municipais agradecem TCE-RO por apoio em conquista inédita na educação

Rondônia conquistou o 1º lugar nacional em crescimento na alfabetização de crianças. O resultado, revelado pelo Ministério da Educação (MEC), é inédito.
Gestores educacionais ressaltaram a contribuição do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) para o feito, através do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).
Com o nível máximo de implementação do programa, o aluno beneficiado pelo PAIC possui, em média, um ano a mais de aprendizado em relação aos que não estão no programa.
AVANÇO
A coordenadora pedagógica de Santa Luzia D’Oeste, Lucineia de Sá, fala do avanço que o programa implementado pelo Tribunal proporcionou à educação do estado.
“Nós conseguimos, através do PAIC, ter um resultado educacional e um avanço muito grande para as crianças do primeiro ao terceiro ano.”

ESFORÇO
Para o assessor de planejamento da Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Guaporé, Márcio Magalhães, o resultado é a amostra do esforço de cada município na implementação do programa.
O servidor também fez referência ao conselheiro vice-presidente do TCE-RO, Paulo Curi Neto, destacando sua atuação em favor da educação.
“Encontramos o caminho e o resultado está aí para todo o estado de Rondônia.”

PARCEIRO
A secretária municipal de educação de Nova Brasilândia D’Oeste, Eliane Anízio, destacou a parceria da gestão educacional com o Tribunal.
“A gente sempre costumava ver o Tribunal como aquela instituição investigadora, que fiscaliza. Hoje nós podemos enxergar o Tribunal como um parceiro.”

FELICIDADE
A secretária municipal de educação de Pimenta Bueno, Marcilene Rodrigues, expressou a felicidade de fazer parte dessa conquista.
“Ver o estado de Rondônia ser referência em alfabetização, para mim, enquanto professora, há 35 anos, é muita felicidade. E quero agradecer ao Tribunal de Contas por essa oportunidade.”

ARTICULAÇÃO
O TCE-RO prioriza a atuação em articulação com o Ministério Público Estadual (MP-RO), a Defensoria Pública Estadual (DPE-RO) e com a gestão educacional.
Nessa articulação, o Tribunal de Contas se notabiliza por inovar na educação, com outras ações em parceria, como a Busca Ativa Escolar (BAE) e o pioneiro Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe-RO).
Com o PAIC e essas iniciativas, fica evidente que o caminho é o diálogo e a cooperação.