Congresso capacita profissionais de comunicação dos 33 Tribunais de Contas
Mais de 400 pessoas participaram, em Vitória (ES), do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas. A edição deste ano teve como tema central o “Papel da Comunicação Pública na Defesa da Democracia”.
Foram dezenas de atividades, entre conferências, palestras, oficinas e painéis, que abordaram temas estratégicos e importantes para uma comunicação eficiente e inovadora. O objetivo: fortalecer as áreas de comunicação dos Tribunais de Contas.
EXPOSIÇÕES E DEBATES
As exposições abordaram temas como: Estratégias de Comunicação Pública; Transformação digital e Uso do WhatsApp na comunicação pública. Entre os palestrantes, Thomas Traumann, jornalista e consultor político-econômico, Eduardo Militão (Repórter do UOL) e o secretário de Políticas Digitais do Governo Federal, João Brant.
COMUNICAÇÃO COMO PRIORIDADE
Durante o congresso, houve uma reunião, envolvendo o presidente da Associação dos Membros do Tribunais de Contas (Atricon), Edilson Silva, e os Gestores de Comunicação dos TCs.
Ele reconheceu a importância dos profissionais da área, enalteceu os avanços obtidos e lançou a ideia de formalizar uma rede de comunicadores para fortalecer o controle externo brasileiro. A proposta foi muito bem recebida e entrará na pauta de discussões.
PROJETO COMUNICA
No evento, foram apresentados os resultados do projeto Comunica, que englobou a participação de profissionais de comunicação de 29 TCs.
Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e executado pela FSB (a maior agência de assessoria e relações Públicas do Brasil), o projeto, criado pela Atricon, teve a finalidade de treinar e potencializar as áreas de comunicação dos Tribunais de Contas.
Iniciado em janeiro de 2024, o projeto Comunica passou por três fases: diagnóstico das assessorias de comunicação, treinamentos especializados e implementação de estratégias de comunicação. As capacitações abordaram os temas: “Força das Comunidades”, “Linguagem Simples”, “LinkedIn: Modo de Usar”, “Governança Ambiental, Social e Corporativa” e “Gerenciamento de Crises”.
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) participou do Comunica. “O TCE-RO tem feito um excelente trabalho em sua comunicação, com um planejamento estratégico estruturado e uma equipe em expansão”, destacou Daniela Pereira, Diretora da FSB. E acrescentou: “Continuar aprimorando os processos internos e investindo em tecnologia e capacitação será crucial para fortalecer, ainda mais, a comunicação do tribunal”.
ORGANIZADORES
O evento foi organizado pela Associação dos Membros do Tribunais de Contas (ATRICON), Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
PRÓXIMA EDIÇÃO
Ao final do evento, foi anunciado que o Rio de Janeiro irá sediar a próxima edição do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas.