
Membros e servidores do Tribunal e Ministério Público de Contas reuniram-se, nesta terça-feira (30/7), para um dia de celebração, reconhecimento e lançamento de ferramentas tecnológicas.
O evento comemora os resultados conquistados com a implementação do Plano de Gestão 2024/2025, uma iniciativa pioneira, colaborativa e profissional, que estabelece todas as prioridades da instituição para os dois anos.
E mais: do Plano de Gestão, as metas programadas para os primeiros seis meses foram 100% cumpridas. Um marco histórico!
O resultado só foi possível graças ao comprometimento extraordinário e abnegado de cada um dos servidores do Tribunal.
Em reconhecimento ao empenho e sucesso do Plano, o tribunal lançou, durante o evento, oito novas ferramentas que irão revolucionar a atuação do órgão.
As novidades irão otimizar o trabalho dos servidores, permitindo que se tenha menos esforço repetitivo e mais entregas qualificadas para a sociedade.



ABERTURA
Emocionado, o presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, abriu o evento fazendo referências ao trabalho de membros e servidores.
“Minha palavra é de gratidão. Nós estamos juntos, porque creio no mover de corações gratos”, destacou.
Reforçou as quatro diretrizes que movem o Tribunal: Valorização Material dos Servidores, Indução para Efetividade das Políticas Públicas, Promoção da Integridade e o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD).
“Nós somos devedores de cada cidadão rondoniense, que, com seu suor e esforço, semeiam e colhem o fruto que nos alimenta. Precisamos ser gratos e ter propósito no nosso trabalho”, enfatizou.
O procurador-geral do MPC-RO, Miguidônio Inácio Loiola Neto, refletiu a mudança de visão sobre o controle externo nas instituições, sendo ampliada para um trabalho feito por todos.
“Hoje é um marco histórico. Parabéns a cada um de nossos servidores, e que essas novas ferramentas, amparadas pelo CEOD, possam de fato impactar cada dia mais a sociedade”, destacou.


FERRAMENTAS
Coube aos servidores do TCE-RO apresentarem as oito ferramentas tecnológicas que, agora, irão fazer parte do dia a dia de trabalho no TCE.
Uma delas é a Agenda de Contas, um ambiente criado para que os gestores tenham clareza de suas obrigações, podendo ser acompanhado pelo cidadão e gerando, assim, transparência.
Outras ferramentas inéditas apresentadas foram: o Comunic, um meio rápido de comunicação entre o tribunal e a gestão do estado e municípios; o Benefícios, que destacará os resultados do TCE-RO; e a Prescrição, responsável pelo controle de prazos no âmbito do TCE.
O evento também marcou o lançamento de novos recursos em ferramentas já existentes, como o Sigap, que recepciona os dados de gestores, e o Radar, uma ferramenta de fiscalização com acesso e análise de dados de forma ágil e precisa.
Foram, ainda, anunciados novos recursos no ContAí, a inteligência artificial generativa do Tribunal de Contas, e ePapyrus, ferramenta tecnológica que permite consulta e confere publicidade às decisões do tribunal.