Efetividade do Plano de Gestão 2024/2025, do atual presidente, faz TCE-RO conquistar novamente selo internacional GPTW como Ótimo Lugar Para Trabalhar
Uma nova e histórica conquista para o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). Graças à Efetividade do Plano de Gestão 2024/2025, o TCE-RO recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o certificado internacional, Great Place to Work (GPTW), ou seja: Ótimo Lugar Para Trabalhar.
Em 2024, a instituição conquistou a nota 89, superando a do ano passado, que foi 83.
O TCE-RO é a única instituição pública de Rondônia a conquistar a certificação internacional. E mais: é o único Tribunal de Contas do Brasil a receber o selo.
“Este reconhecimento internacional prova que nossa instituição não apenas quebra paradigmas, mas prova que é possível atuar com efetividade, melhorando a qualidade de vida do cidadão, por meio de um controle externo qualificado,” destaca o presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra.
VALORIZAÇÃO MATERIAL DO SERVIDOR
O extraordinário resultado obtido na pesquisa ocorreu devido à elaboração, implementação e execução do Plano de Gestão 2024/2025.
Idealizado e coordenado pelo atual presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, o Plano de Gestão definiu como um dos eixos prioritários a Valorização Material do Servidor.
Essa prioridade institucional fortaleceu o sentimento de pertença dos servidores em atuar no Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.
“É maravilhoso trabalhar no TCE-RO. Gosto do ambiente e da forma de trabalho. Com certeza, eu me orgulho de estar aqui”, revelou a servidora Júlia de Aguiar.
Para o servidor Luiz Guilherme, trabalhar no Tribunal de Contas é motivo de orgulho. “Sinto-me prazeroso, atraído pela busca permanente da excelência no que faz, pelo clima de solidariedade, respeito e profissionalismo”, pontuou.
A servidora Janaína Canterle destaca que o olhar sensível da alta administração para o servidor faz toda a diferença. “Saber que nossa administração está olhando para os servidores faz nos sentir vistos”, comentou.
Para Wilber Coimbra, o sentimento de pertencimento institucional é muito forte nos nossos servidores. “É mais do que um vínculo profissional. Nosso servidor se sente parte e se envolve mais com os objetivos da instituição, o que aumenta sua satisfação profissional e o seu engajamento diário no trabalho”, explica o presidente do Tribunal de Contas.
“É um ambiente competitivo, mas que preserva a civilidade, estimula a humanidade e não abre mão da capacidade de cuidar de pessoas”, completa Wilber.
PESQUISA
O GPTW (Great Place to Work) é uma consultoria global que avalia e incentiva as organizações a criar um ambiente de trabalho mais saudável, valorizando uma cultura de confiança, inovação e bem-estar.
A pesquisa de clima avalia o ambiente de trabalho da organização. São analisados cinco aspectos: credibilidade (dos líderes diante dos liderados); respeito (no tratamento com os colaboradores); imparcialidade (dos líderes em relação aos membros do time); orgulho (do colaborador de pertencer à empresa); camaradagem (entre indivíduos e equipes).
96% DOS SERVIDORES SE ORGULHAM DE TRABALHAR NO TCE-RO
Durante a pesquisa, foi constado que 96% dos servidores têm orgulho de contar que trabalham no Tribunal de Contas. O órgão também é um local seguro para se trabalhar, segundo 99% dos entrevistados.
Outros pontos importantes: 97% consideram que as instalações físicas contribuem para um bom ambiente de trabalho e 96% disseram receber equipamentos e recursos necessários para a realização do trabalho.
“É muito mais que um compromisso profissional, é um propósito de vida. O que TCE-RO tem realizado é grandioso para a sociedade”, enfatizou a servidora Ilma Ferreira.
Outro aspecto importante: 93% dos participantes da pesquisa manifestaram seu desejo de querer continuar, por muito tempo (cinco anos ou mais), trabalhando no Tribunal de Contas rondoniense.
As notas alcançadas, pelo TCE-RO, estão no mesmo patamar das maiores e mais bem avaliadas empresas privadas, de todo o Brasil.
“Este extraordinário resultado reflete a dedicação, o empenho e o profissionalismo de cada servidor, que são, sem dúvida, nosso principal ativo. Sob nossa gestão, temos priorizado a construção de um ambiente de reconhecimento e valorização, onde cada colaborador se sente parte essencial desta instituição. O TCE-RO se consolida como um lugar excepcional para trabalhar, graças ao compromisso e à excelência de todos que aqui atuam”, destacou Wilber.
OUTRO RESULTADO HISTÓRICO
Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia teve outro resultado histórico.
Impulsionado pela Efetividade do Plano de Gestão 2024/2025, o TCE-RO alcançou 93% dos critérios avaliados no Marco de Medição e Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), referente ao ciclo de 2024.
Para entender o nível de complexidade dessa avaliação, o MMD-TC verifica mais de 400 critérios, extremamente, rigorosos. A boa notícia é que esses critérios estavam previstos na elaboração e execução do Plano de Gestão do TCE-RO.
Os resultados conquistados pelo TCE-RO, tanto no GPTW quanto no MMD-TC, são provas incontestáveis de que a atual presidência está no caminho certo para potencializar a atuação do Tribunal, tanto no cenário estadual, quanto nacional. Cada índice alcançado reflete a evolução, o desenvolvimento e o comprometimento com a excelência em governança e gestão pública.