TCE-RO conhece solução tecnológica do TCE-PB para combater fraudes

Representantes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) fazem, ao longo desta semana, uma visita técnica ao TCE da Paraíba para conhecer, em profundidade, ferramentas tecnológicas e práticas inovadoras de combate à fraude e corrupção.
A ação está diretamente alinhada ao Plano de Gestão 2024/2025 do TCE rondoniense, ao priorizar a modernização dos métodos de fiscalização e o uso de tecnologias avançadas para esse aprimoramento. É a diretriz denominada Controle Externo Orientado por Dados (CEOD).
Dentre os objetivos da visita, destaca-se a avaliação do sistema Ajunta, uma solução tecnológica desenvolvida pelo TCE-PB para detecção de fraudes, que foi certificada como boa prática pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), no exercício de 2024.

O Ajunta tem se mostrado essencial para o combate a irregularidades na gestão pública, demonstrando alta capacidade de análise de dados e detecção de padrões suspeitos.
A análise detalhada desse sistema pelos servidores do TCE-RO permitirá a avaliação de sua possível adaptação ou desenvolvimento de soluções similares, a fim de maximizar o uso da inteligência artificial e análise de dados nas atividades de fiscalização.
A iniciativa também se justifica no contexto das ações integradas que o Tribunal de Contas tem realizado em cooperação com outros órgãos de controle e defesa do patrimônio público.