
Na última quarta-feira (19/2), o Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) esteve presente na solenidade de posse das novas Mesas Diretoras da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC).
O evento ocorreu na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.
No caso da Ampcon, entre os empossados está a Corregedora-Geral do MPC rondoniense, Procuradora Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, como Diretora Adjunta.
Já no CNPGC, houve a nomeação do Procurador-Geral do MPC-RO, Miguidônio Inácio Loiola Neto, para o Conselho Fiscal.
A nomeação deles reflete o protagonismo do Órgão Ministerial de Rondônia na construção de um sistema de controle externo mais moderno e eficiente, envolvendo o Ministério Público de Contas em todo o Brasil.
RECONDUÇÃO E POSSE
O evento também foi marcado por importantes nomeações para o biênio 2025-2026, com destaque para a recondução e posse de novos dirigentes das duas entidades.
Houve a posse de Marcílio Barenco, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, como Presidente da Ampcon. Barenco também assumiu o cargo de Vice-Presidente/Diretor para a Região Sudeste no CNPGC.
Durante a cerimônia, Cristina Machado Costa e Silva, Procuradora-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, foi reconduzida à Presidência do CNPGC.